Solenidade realizada na noite de ontem, quarta-feira, 23, no Plenário “Dr. Léo de Medeiros Guimarães”, da Câmara Municipal de Corumbá, marcou a segunda edição do Prêmio Zumbi dos Palmares com a entrega de prêmios a ser personalidades locais que atuam ou contribuem para dar visibilidade às políticas raciais nas áreas de Cultura, Esporte, Saúde, Educação, Cidadania e Personalidade.
Além da premiação a cargo da Prefeitura de Corumbá, a Câmara também prestou homenagens aos seis vencedores com a outorga de Moções de Congratulações, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos em prol da comunidade local.
Foram premiados Everton Brito, o “Nego do Cavaco” (Cultura); Cláudio Antônio do Nascimento, o “Cláudio Mineiro” (Esporte); Davi Vital do Rosário (Saúde); Estefânia de Moraes (Educação); Hesley Sant’Ana (Cidadania) e Jucélia Abreu Ribeiro (Personalidade).
O Prêmio foi criado no ano passado por meio de uma Lei do Poder Executivo, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores. É realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e executado pela Superintendência de Políticas Públicas, sob coordenação da Gerência de Políticas Públicas para a Igualdade Racial.
Falando em nome dos homenageados, a professora Estefânia de Moraes destacou a importância do prêmio Zumbi dos Palmares. “Reconhece nossa representatividade, que somos livres e temos o direito de lutar por aqueles que não tem voz”, disse reforçando que “a cor da pele não define as pessoas”.
Superintendente de Políticas Públicas do Município, Hesley Sant’Ana, representou o prefeito Marcelo Iunes e a secretária de Assistência Social e Cidadania, primeira-dama Amanda Balancieri Iunes, na solenidade de premiação. Na avaliação do superintendente, o Prêmio Zumbi dos Palmares exalta “a importância do povo negro na história mostrando, que tudo aquilo que por séculos nos foi negado, hoje podemos estar onde a gente quiser”.
Presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Façanha, que dirigiu os trabalhos, parabenizou os homenageados e disse que o Legislativo Municipal trabalha para “sempre fortalecer a todos” e ressaltou o fato de Corumbá estar entre as mais de mil cidades brasileiras onde o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é feriado municipal e que no Mato Grosso do Sul, além de Corumbá, apenas quatro municípios têm o feriado legalmente decretado.
A Prefeitura de Corumbá mantém em sua estrutura a Gerência de Políticas Públicas para a Igualdade Racial. Vinculada diretamente à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania atua na formulação de proposições visando estimular a consciência ética para alcance de igualdade e cidadania e levar à democratização dos direitos dos cidadãos, voltadas para a eliminação das desigualdades e exclusão em razão de etnia; oportunizar a criação de instrumentos para o debate sobre as políticas públicas para os afrodescendentes no município de Corumbá e sobre os seus direitos e interesses; além de coordenar ações transversais e promover interlocução com outros órgãos e entidades da Administração Municipal, em especial, com desenvolvimento de atividades voltadas para as comunidades que demandam medidas de inclusão social. (Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC)
*Assessoria de Comunicação da Câmara