Corumbá

Sindicato Rural implantará o Agrinho em Corumbá no próximo ano

 

Com o apoio da Famasul, do governo do Estado e prefeitura, o Sindicato Rural de Corumbá anunciou para 2017 a implantação do Agrinho nas escolas públicas do município. Trata-se do maior projeto de responsabilidade social do Sistema Famasul e do Sebrae/MS, que no ano passado envolveu 60 mil alunos de 180 escolas de 20 municípios. A iniciativa promove o compartilhamento do conhecimento e a capacidade de mão de obra.

O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Leite, participou do lançamento da edição 2016 do Agrinho, na Famasul, em Campo Grande, sob a coordenação do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS), e confirmou a inclusão do município pantaneiro nas ações do próximo ano. Serão contemplados alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais – cidade e campo.

“Hoje o agronegócio vem mostrando a sua força, ao sustentar a economia do Brasil, e as nossas crianças, principalmente da cidade, precisam entender de onde vem o alimento que todos nós consumimos. Precisamos criar esta consciência nos nossos jovens, mostrar que o País é dependente do agronegócio”, disse Luciano, ao justificar a importância do Agrinho na preparação de crianças e jovens para essa conexão campo-cidade.

O projeto

O Agrinho é um programa de responsabilidade social da Famasul e do Senar/MS e foi lançado em junho de 2014. Está presente hoje em seis estados, além de Mato Grosso do Sul, onde é desenvolvimento em parceria com o governo do Estado, por meio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Produção e Agricultura Familiar e de Cultura, Turismo, Tecnologias e Inovação, e prefeituras e sindicatos rurais.

Tem o objetivo de desenvolver nas escolas públicas – rurais e urbanas – os temas transversais propostos nos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), com foco em sustentabilidade. O material pedagógico foi regionalizado reforçando as particularidades do Estado sobre os temas: ética, diversidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo, saúde, orientação sexual e temas locais, com foco em sustentabilidade, ética e conexão campo cidade.

“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”. Foi parafraseando o escritor Augusto Cury, que o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, lançou a edição 2016 do projeto e destacou a relevância e o objetivo do Agrinho, que este ano atenderá 120 mil alunos de 348 escolas em 40 municípios. O secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel, ex-presidente da Famasul, participou do ato.

 

Por: Da Redação