O vereador ressaltou que, aquelas pessoas que não nasceram na maior cidade pantaneira, mas que aqui fincaram raízes e estão ajudando no seu desenvolvimento, foram justamente homenageadas por todos os vereadores com o título de Cidadão Corumbaense, “uma forma de reconhecermos todo o trabalho que realizam por nossa cidade”.
“É uma honra muito grande, minha e de todos os demais vereadores, homenagear estas pessoas dos mais diferentes segmentos de nossa sociedade, pelo que fazem por nossa cidade. O mérito é de todos aqueles agraciados com o título de Cidadão Corumbaense, bem como com a Medalha de Antônio Maria Coelho, um reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município”, completou.
Roberto Façanha falou em nome dos vereadores e enalteceu todos os demais pares da casa “que tiveram a felicidade de homenagear pessoas das mais diferentes áreas, com relevantes serviços prestados a Corumbá”.
Em nome do bispo Dom Martinez, ele enalteceu todas as pessoas agraciadas com a medalha do Mérito Legislativo Antônio Maria Coelho, cuja comenda recebe o nome do Marechal pelos atos de coragem e bravura durante o episódio da Batalha da Retomada de Corumbá.
Em nome do defensor público Carlos Felipe Guadanhim Bariani e da senhora Abgail Galharte, Façanha prestou sua homenagem aos agraciados com o título de Cidadão Corumbaense que, agora, “tem em mãos, um novo documento de adoção oficial e de batismo solene de cidadania”
Lembrou que os nomes dos homenageados não foram escolhidos por acaso para “tamanha honraria”. Salientou que todos os indicados foram “apreciados em sessão secreta e aprovados por unanimidade por todos da casa, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a Corumbá”. Conforme ele, a partir de agora, a responsabilidade de todos aumenta “para que possamos, com muito trabalho, humildade, simplicidade, carinho, dedicação e respeito, somarmos esforços e multiplicarmos os resultado de bem estar social e econômica da nossa população”.
Orgulhoso corumbaense
Um dos agraciados com o título de Cidadão Corumbaense foi o defensor público Carlos Felipe Guadanhim Bariani. Ele falou em nome dos demais homenageados e destacou ser “um dia muito especial para mim”, e que o “título que esta casa teve a generosidade de me oferecer, muito me honra e me comove”.
Destacou ser prudentino de nascimento (Presidente Prudente-SP), campo-grandense de coração e, agora, “orgulhoso corumbaense, graças à generosidade de uma gente extraordinária, que me acolhe como filho e concidadão”.
Lembrou que conheceu Corumbá ainda sem a ponte sobre o Rio Paraguai, e que fez a travessia com a balsa para participar de uma competição de natação no Corumbaense. “Não levei medalhas, mas trouxe comigo a lembrança de uma belíssima experiência”. Voltou inúmeras vezes à cidade para visitar a irmã Lívia, que exerceu o cargo de Promotora de Justiça, oportunidade em que teve mais contato com o povo da terra.
Iniciou a carreira da Defensoria Pública Estadual em 2013, vindo para Corumbá em 2014, ainda como Defensor Substituto. Lembrou 2017 quando se tornou o primeiro Defensor Público de Entrância Especial da Comarca de Corumbá que, “agora também é minha casa, local onde fiz grandes amigos e fui acolhido com muito carinho”, afirmou para, em seguida, agradecer a todos os servidores e colegas defensores públicos, com quem dividiu os méritos pela homenagem, sem se esquecer de agradecer à esposa, Mariana, seus pais Francisco e Cida, a irmã Lívia (Carla Guadanhim Bariani) e o sobrinho Pedro Paulo por ter chegado até aqui.
Maior comenda
O presidente da OAB de Corumbá, Roberto Ajala Lins, falou em nome dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Antônio Maria Coelho, e disse que recebeu a honraria com grande alegria, por se tratar “na maior comenda da Câmara Municipal da nossa cidade”, e que se sentiu honrado em falar em nome dos demais agraciados. Disse ser uma honra e alegria redobradas “porque aqui nasci e aqui vivo”.
Citou Mário Quintana, Cora Coralina, Baltasar Gracian e Vitor Hugo para afirmar que “a nossa alma hoje está plena” e que as homenagens recebidas “nos fazem ainda mais responsáveis com o dever de preservar, defender e honrar nossa cidade. Recebemos esta comenda como um encargo de, como cidadãos, estarmos sempre a clamar por uma cidade digna de sua história. Honrados e felizes a recebemos. E também recebemos com grave senso de dever cívico, de lutar para que possamos trabalhar cada vez mais, cada um na sua área de atuação, para que as pessoas possam ser respeitadas. Não temos que respeitar mulheres, negros, índios… temos que respeitar pessoas”.
Homenageados da noite
Foram homenageadas com o título de Cidadão Corumbaense as seguintes personalidades: Jonas Pinto de Souza, por indicação do vereador Gaúcho da Pró-Art; Sueli Silveira Galvão, indicado por André da Farmácia; José Willian Gomes Aleixo, indicado por Carlos Alberto Machado; Leonídio Ferreira, indicado por Cristóvão Contador; Maria da Penha Pereira Philbois, indicado por Domingos Albaneze Neto; John Kleber Vendramini Duran e Raquel Anani da Silva Bryk, indicados por Evander Vendramini; Rodrigo Nassar Ricarte, indicação de Gabriel Alves de Oliveira.
Kenia Morales Carvalho, indicada por Baianinho; Jaqueline Maliska Zmijevski e Ângelo Pacelli Cipriano Rabelo, indicações de Tadeu Vieira; Odila Maria Silveira Gonçalves, indicação de Chicão Vianna; Mohamed Hassan El Cheikh, indicado por Manoel Rodrigues; William Duarte de Araújo, indicado por Paulo Bertini; Abgail Galharte Guimarães, indicação de Roberto Façanha; André Luiz Assis Andreasi, indicado por Ubiratan Canhete de Campos Filho, e Marco Aurélio Machado de Oliveira, indicado por Yussef Salla.
Foram agraciados também com o título de Cidadão Corumbaense, por indicação da Mesa Diretora, as seguintes personalidades: Marcos Henrique Derzi Wasilewski, Carlos Felipe Guadanhim Bariani, Marcel Leonardo Pelagio Gaio, Danilo Iano Shiroma, Fernando Eduardo Silva de Andrade, Marcel Antão de Macedo, General-de-Brigada Ricardo Piai Carmona, Contra-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz, Nilma Socorro Nantes e Ludmila de Paula Castro Silva.
Já as medalhas do Mérito Legislativo Antônio Maria Coelho indicadas pelos 15 vereadores foram entregues a Dom Segismundo Martinez Alvarez, indicação de Gaúcho da Pró-Art; Heraldo Coelho, indicado por André da Farmácia; Gonçalo Amorim, indicado por Carlos Alberto Machado; Luiz Carlos de Oliveira, indicação de Cristóvão Contador; Sônia Regina Carvalho Barbosa e Abatele, indicada por Domingos Albaneze Neto; Simoni Panovitch Ibrahim, indicação de Evander Vendramini; José Roberto Corrêa Martins, indicado por Gabriel Alves de Oliveira; Herma Guerrero Lema, indicado por Baianinho; Nelson Fosseta Peres, indicado por Tadeu Vieira; Edson Panes de Oliveira Filho, indicado por Chicão Vianna; Jeferson Domingos da Fonseca, indicado por Manoel Rodrigues; Jean Carlos Lopes da Silva, indicado por Paulo Bertini; Paulo César Cestari Junior, indicação de Roberto Façanha; Roberto Ajala Lins, indicado por Ubiratan Canhete de Campos Filho, e Noraldino de Freitas, indicado por Yussef Salla.
Por indicação da Mesa Diretora foram agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo, Roberto Antônio Dobes, Tenente-Coronel Massilon de Oliveira e Silva Neto e Dorival Canavarros dos Santos. (Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara)
GALERIA DE FOTOS DO EVENTO