A sessão ordinária da Câmara Municipal de Corumbá realizada na noite da terça-feira, 03 de março, foi marcada pelo debate dos vereadores em torno de questões ligadas à infraestrutura urbana, saúde, acessibilidade, educação e segurança pública. Os temas foram abordados nos requerimentos lidos e aprovados em plenário pelos parlamentares.
A vereadora Cristina Lanza requereu ao Comando do 6º Batalhão de Polícia Militar que promova ampliação de ronda ostensiva no bairro Universitário no período noturno, uma vez que a universidade federal estendeu o horário das aulas e a saída de estudantes agora acontece às 22h40, gerando grande fluxo de pessoas circulando naquelas imediações naquele horário. Ela ainda apresentou requerimentos solicitando operações tapa-buracos em ruas do bairro Cristo Redentor e região do Guanã, nas proximidades do Anel Viário. A vereadora ainda solicitou que a empresa Andorinha viabilize ônibus com acesso a cadeirantes.
No plenário, o vereador João Lucas pediu, em requerimento a ser enviado ao embaixador Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, que apure, junto às autoridades bolivianas, o motivo da cobrança da tarifa de pedágio somente para condutores brasileiros em território boliviano. O parlamentar também solicitou infraestrutura viária com recapeamento asfáltico e colocação de lajotas para ruas de bairros da cidade.
A reforma da sede do Detran de Corumbá, com a cobertura do pátio onde ficam os veículos apreendidos, foi tema de requerimento do vereador Marcelo Iunes encaminhado ao Governador Reinaldo Azambuja. O parlamentar ainda requereu, ao deputado federal Dagoberto Nogueira, que viabilize recursos federais para aquisição de um equipamento de tomografia para a Santa Casa de Corumbá. Iunes ainda solicitou a Prefeitura Municipal que desaproprie terreno localizado ao lado da escola CAIC para promover a construção de 200 casas destinadas a servidores públicos municipais. Também foram temas de requerimentos a terraplanagem; recapeamento; pavimentação asfáltica e realização de tapa-buracos em ruas do bairro Cristo Redentor.
Os requerimentos do vereador Carlos Alberto Machado continham solicitações ao prefeito Paulo Duarte e a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Machado requereu a arrumação da calçada e da pista de caminhada na avenida rio Branco até o limite com o município de Ladário. Outra requisição foi para arrumação e asfaltamento de trecho da rua Pará no bairro Jardim dos Estados. Machado ainda pediu que o Executivo Municipal promova estudos para abertura de ligação da rua General Osório com o trecho entre a rua Goiás e o Anel Viário, no conjunto Aeroporto.
O vereador Luciano Costa apresentou requerimentos pedindo que a Secretaria Municipal de Infraestrutura execute obras de manutenção e reparos nas ruas Nossa Senhora de Fátima e Dom Bosco, no bairro Maria Leite, e rua São Judas Tadeu no Universitário. O vereador solicitou à Secretaria de Saúde que providencie degraus móveis nos ônibus que transportam pacientes para atendimento médico em Campo Grande, capital sul-mato-grossense.
Em requerimento, o vereador Mohamad Abdallah pediu que Executivo Municipal e Secretaria de Educação informem os motivos pelos quais ainda não foram entregues os uniformes para os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2015 e a data prevista para a entrega do kit aos alunos. Mohamad ainda requereu que a Comissão de Saúde da Câmara solicite explicações, para a Secretaria de Saúde, a respeito do estágio atual de funcionamento do serviço de oncologia do Município.
Também foram apresentados quatro projetos de lei na sessão da terça-feira, dia 03. Todos do vereador Marcelo Iunes. O primeiro deles institui o programa de atendimento médico nas creches municipais e conveniadas da Rede Municipal de Ensino, o objetivo é implantar um sistema de prevenção a doenças infantis. Outro projeto implanta a Semana de Conscientização, Prevenção e Combate às Verminoses, a ser realizada na primeira semana de abril. Terceira proposta cria o Dia Municipal de Trânsito Consciente, a ser comemorado anualmente em 14 de maio, sendo incorporado ao calendário do município. Iunes também apresentou projeto de lei criando o programa municipal de escolinha de iniciação esportiva, com objetivo de disseminar a prática esportiva no cotidiano de crianças e adolescentes da cidade.
Por: Da Redação