CorumbáEstado

Sesi vai oferecer cursos gratuitos de Educação Continuada a distância

O projeto piloto será desenvolvido em Três Lagoas, onde os professores já foram capacitados

 

O projeto piloto será desenvolvido em Três Lagoas, onde os professores já foram capacitados

A partir deste segundo semestre, o Sesi de Mato Grosso do Sul vai oferecer cursos gratuitos do Programa Educação Continuada por meio da modalidade EaD (Educação a Distância) para os industriários e seus dependentes interessados. A princípio, o projeto piloto será desenvolvido no Sesi de Três Lagoas, com o oferecimento de cursos nas áreas de educação, saúde e responsabilidade social, mas, posteriormente, ele será estendido a unidades de Campo Grande, Corumbá e Durados.

Segundo o gerente técnico do Sesi, Arnaldo Leite, uma das ações para a implantação da modalidade de educação a distância foi a oferta do PCEaD (Programa de Capacitação em Educação a Distância) para 31 pessoas, entre professores, gestores e técnicos da unidade de Três Lagoas. “Com duração de 48 horas, sendo 40 horas a distância e 8 horas presenciais, a capacitação formou os envolvidos na utilização da metodologia EaD”, detalhou.

Como parte do projeto piloto, será protocolado junto à Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas o Processo de Educação de Jovens e Adultos a Distância (EJA/EaD), etapa Ensino Médio, para proporcionar aos trabalhadores da indústria e seus dependentes a conclusão dessa fase do ensino. Essa metodologia SesiEduca dos ensinos Fundamental e Médio de jovens e adultos apresenta estrutura modular, permitindo a realização dos cursos no próprio local de trabalho e o ingresso do aluno em qualquer época do ano, bem como, o reinicio de seus estudos exatamente de onde parou.

Arnaldo Leite pontua que o maior diferencial dessa metodologia é a forma inovadora de ensinar e aprender em que o aluno é agente ativo da aprendizagem e comporta uma abordagem moderna quanto aos assuntos estudados, relacionando-os com a realidade do trabalhador. “EJA/EaD vai trabalhar com a interdisciplinaridade, processo no qual o aluno aprende a relacionar, criticar e analisar situações porque se sente desafiado a solucionar os problemas interpretando-os como parte de sua realidade”, informou.

O EJA/EaD é composta por 30 mil páginas eletrônicas, 30 mil objeto de aprendizagem (fotos, vídeos, textos e animações), 20 mil questões de autoavaliação e 4 mil itens de prova. Além do módulo introdutório, para que os alunos tenham uma dimensão dos ambientes virtuais de aprendizagem, o SesiEduca apresenta o Guia do Educador e 20 guias para professores com orientações para a utilização da metodologia no ambiente web.

Dessa forma, pelo completo conteúdo e alcance dessa metodologia, o SesiEduca é considerado o maior empreendimento pedagógico da web em EJA (Educação de Jovens e Adultos) já desenvolvido no País, atendendo às necessidades da própria indústria no contexto da globalização e da sociedade do conhecimento. Além disso, a Rede Sesi Virtual utiliza múltiplos recursos mediáticos, adequando-os segundo a realidade de cada contexto – material impresso, TV, Internet, vídeo-aula, teleconferências, fóruns de discussão e outros.