Nesta terça-feira (24), o CineSesc apresenta o longa “O Gato do Rabino” no auditório do Sesc Corumbá. A exibição, gratuita, começa às 19h30 e tem classificação 10 anos.
Um tempo e um lugar em que os animais falavam e as pessoas de todas as religiões conviviam sem sustos, a Argélia dos anos 1920/30 é o cenário da esperta animação franco-austríaca “O gato do rabino”, em que o cineasta e quadrinhista Joann Sfar acumula as funções de corroteirista e codiretor, a partir de sua própria história em quadrinhos.
A animação, que venceu o César da categoria em 2011, além do Grande Prêmio do Festival de Annecy, circula em versões convencionais e 3D, dubladas e legendadas.
Dividindo a direção com Antoine Delesvaux e o roteiro com Sandrina Jardel, Sfar – diretor de “Gainsbourg – O homem que amava as mulheres” – conduz uma história divertida a partir do gato em questão, que nem tem nome, mas ao qual não falta personalidade.
O gato (voz de François Morel) pertence ao rabino Sfar (Maurice Bénichou), é culto e refinado, embora mantenha intactos os instintos da espécie – que o levam a não respeitar a integridade física do papagaio da família, depois do que subitamente o felino começa a falar.
Descolado e assanhado também, o gato é apaixonado por sua dona, a bela Zlabya (Hafsia Herzi), a filha do rabino. Lê para ela grandes obras da literatura mundial, como “O vermelho e o negro”, de Stendhal, e faz de tudo para não sair de perto dela.
O CineSesc apresenta curtas, documentários e filmes de ficção, sempre com exibições gratuitas, com objetivo de fomentar a cultura cinematográfica.
Serviço
Sesc Corumbá na rua Domingos Sahib, 570 – Centro, 3232-3130.
Por: Da Redação