Representantes das secretarias de Educação de 12 cidades de Mato Grosso do Sul estão reunidos em Corumbá onde participam do VI Seminário do Programa Educação Inclusiva: direto à diversidade. Até o dia 25 de novembro os educadores vão debater ações que possam proporcionar um atendimento à diversidade e a promoção de reflexões sobre a ampliação da participação de todos os estudantes no ambiente escolar independente das suas limitações. O evento começou na noite desta segunda-feira (21) com a cerimônia de abertura e palestra sobre “Incluir na sociedade das diferenças”, com Giselle Marques de Araujo.
Doutoranda em Direito, ex-presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza e ex-secretária geral da OAB/MS, Giselle proferiu uma palestra para mostrar aos presentes os desafios de se garantir a igualdade de todos, conforme preconiza o artigo 5º do Capítulo I da Constituição Federal de 1988, que diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.
Para a advogada, o país vem amadurecendo a cada dia mais na efetivação dos direitos e dignidade da pessoa humana. “Muitas vezes, a população cobra apenas do Estado, mas não pensa qual o seu papel na efetivação dos direitos de todos. O desafio é ver qual é a nossa função na sociedade, principalmente na implantação das políticas públicas”, observou. Giselle comentou que é necessário implantar uma nova escola que esteja pronta para receber as pessoas com necessidades especiais, afrodescendentes, brancos, asiáticos, indígenas, todos sem nenhuma distinção. “Durante séculos, a educação garantiu apenas uma mesma fôrma para diferentes bolos, enquanto nós temos diferentes seres humanos e cada um com as suas necessidades e características”, complementou.
De acordo com o secretário municipal de Educação, o 6º Seminário do Programa Educação Inclusiva deve tratar vários temas que envolvem o cotidiano escolar. “Hoje nós não trabalhamos mais com a educação especial, pois todos devem ser incluídos. Este evento foi planejado para atender vários temas, desde o corpo humano, por meio da Educação Física, a parte dos direitos humanos e a diversidade”, explicou. Desde 2005, Corumbá é a cidade-pólo do encontro que reúne representantes de Aquidauana, Douradinha, Porto Murtinho, Miranda, Ladário, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Bela Vista, Antonio João, Bodoquena e Bandeirantes.
Programação
A terça-feira começou com palestra sobre “Dislexia: distúrbio de aprendizagem”, com a ministrante Silvana Araujo de Arruda (fonoaudióloga e gerente de Políticas Públicas da Secretaria de Educação de Ládário). Em seguida, mesa redonda sobre “Práticas escolares e desempenho acadêmico de alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)”, com a neuropediatra Ana Teresa Villaça Lotfi juntamente com a pedagoga epsicopedagoga da APAE-Corumbá, Rosa Alice de Vasconcelos e o médico psiquiatra Mauro Sérgio da Silva. A partir das 13h30 será tratado sobre a “Alfabetização e letramento para TODOS”, com a palestrante: Anamaria Santana da Silva (Doutora em Educação/Professora titular da UFMS/Campus Pantanal). O dia encerra com o tema “Corpo e movimento: pré-requisito para a aprendizagem”, com o fisioterapeuta Maximiliano Eduardo Ferreira Santana.
“Bullying e as suas diferentes formas de manifestações” será o tema da palestra ministrada por Silvia Rodrigues (Profa. Me.UFMS/Campus Pantanal) no dia 23 a partir das 07h30. Durante o período da tarde, haverá mini cursos e oficinas sobre “Orientação e mobilidade”, com as professoras do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino: Lucilene da Silva A. de Souza e Camila Pereira Leijoto; “Tecnologia Assistiva – Recursos pedagógicos adaptados”, com a professora Me. AEE/Corumbá – Josilene S. Augusto e a tutora do Curso de Especialização AEE/UFC – Liliane Pinho Almeida; “O brincar, o brinquedo e a educação inclusiva”, com as técnicas da Secretaria Municipal de Educação Neide Leones Pereira e Miriam Bastos Oliveira da Cruz; “Conhecendo a LIBRAS”, professora Intérprete da Rede Municipal de Ensino, Lineise Auxiliadora Amarílio; “Dinâmicas e jogos cooperativos: estratégias para inclusão”, professor Me. UFMS Campus Pantanal – Carlo Henrique Golin e do Supervisor do Núcleo de Ensino Fundamental da REME – Gilson Pacola.
No dia 24, segue a programação com a palestra “O que são e como lidar com os Transtornos Globais do Desenvolvimento?”, com a palestrante Mirella Villa Araujo Tucunduva da Fonseca (graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). À tarde o tema será “Processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual”, com Mirella Villa Araujo Tucunduva da Fonseca. Haverá também informações sobre o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade (2012), pela coordenadora do programa no município, Rose Zozias. O dia 25 será reservado para o filme e debate “Do luto à luta”, apresentações culturais e entrega de certificados. (PMC)
Por: Da Redação