Corumbá

Seminário busca ações para a inclusão de todos no ambiente escolar

 

Representantes das secretarias de Educação de 12 cidades de Mato Grosso do Sul estão reunidos em Corumbá onde participam do VI Seminário do Programa Educação Inclusiva: direto à diversidade. Até o dia 25 de novembro os educadores vão debater ações que possam proporcionar um atendimento à diversidade e a promoção de reflexões sobre a ampliação da participação de todos os estudantes no ambiente escolar independente das suas limitações. O evento começou na noite desta segunda-feira (21) com a cerimônia de abertura e palestra sobre “Incluir na sociedade das diferenças”, com Giselle Marques de Araujo.

Doutoranda em Direito, ex-presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza e ex-secretária geral da OAB/MS, Giselle proferiu uma palestra para mostrar aos presentes os desafios de se garantir a igualdade de todos, conforme preconiza o artigo 5º do Capítulo I da Constituição Federal de 1988, que diz: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

Para a advogada, o país vem amadurecendo a cada dia mais na efetivação dos direitos e dignidade da pessoa humana. “Muitas vezes, a população cobra apenas do Estado, mas não pensa qual o seu papel na efetivação dos direitos de todos. O desafio é ver qual é a nossa função na sociedade, principalmente na implantação das políticas públicas”, observou. Giselle comentou que é necessário implantar uma nova escola que esteja pronta para receber as pessoas com necessidades especiais, afrodescendentes, brancos, asiáticos, indígenas, todos sem nenhuma distinção. “Durante séculos, a educação garantiu apenas uma mesma fôrma para diferentes bolos, enquanto nós temos diferentes seres humanos e cada um com as suas necessidades e características”, complementou.

De acordo com o secretário municipal de Educação, o 6º Seminário do Programa Educação Inclusiva deve tratar vários temas que envolvem o cotidiano escolar. “Hoje nós não trabalhamos mais com a educação especial, pois todos devem ser incluídos. Este evento foi planejado para atender vários temas, desde o corpo humano, por meio da Educação Física, a parte dos direitos humanos e a diversidade”, explicou. Desde 2005, Corumbá é a cidade-pólo do encontro que reúne representantes de Aquidauana, Douradinha, Porto Murtinho, Miranda, Ladário, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Bela Vista, Antonio João, Bodoquena e Bandeirantes.

Programação

A terça-feira começou com palestra sobre “Dislexia: distúrbio de aprendizagem”, com a ministrante Silvana Araujo de Arruda (fonoaudióloga e gerente de Políticas Públicas da Secretaria de Educação de Ládário). Em seguida, mesa redonda sobre “Práticas escolares e desempenho acadêmico de alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)”, com a neuropediatra Ana Teresa Villaça Lotfi juntamente com a pedagoga epsicopedagoga da APAE-Corumbá, Rosa Alice de Vasconcelos e o médico psiquiatra Mauro Sérgio da Silva. A partir das 13h30 será tratado sobre a “Alfabetização e letramento para TODOS”, com a palestrante: Anamaria Santana da Silva (Doutora em Educação/Professora titular da UFMS/Campus Pantanal). O dia encerra com o tema “Corpo e movimento: pré-requisito para a aprendizagem”, com o fisioterapeuta Maximiliano Eduardo Ferreira Santana.

“Bullying e as suas diferentes formas de manifestações” será o tema da palestra ministrada por Silvia Rodrigues (Profa. Me.UFMS/Campus Pantanal) no dia 23 a partir das 07h30. Durante o período da tarde, haverá mini cursos e oficinas sobre “Orientação e mobilidade”, com as professoras do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino: Lucilene da Silva A. de Souza e Camila Pereira Leijoto; “Tecnologia Assistiva – Recursos pedagógicos adaptados”, com a professora Me. AEE/Corumbá – Josilene S. Augusto e a tutora do Curso de Especialização AEE/UFC – Liliane Pinho Almeida; “O brincar, o brinquedo e a educação inclusiva”, com as técnicas da Secretaria Municipal de Educação Neide Leones Pereira e Miriam Bastos Oliveira da Cruz; “Conhecendo a LIBRAS”, professora Intérprete da Rede Municipal de Ensino, Lineise Auxiliadora Amarílio; “Dinâmicas e jogos cooperativos: estratégias para inclusão”, professor Me. UFMS Campus Pantanal – Carlo Henrique Golin e do Supervisor do Núcleo de Ensino Fundamental da REME – Gilson Pacola.

No dia 24, segue a programação com a palestra “O que são e como lidar com os Transtornos Globais do Desenvolvimento?”, com a palestrante Mirella Villa Araujo Tucunduva da Fonseca (graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). À tarde o tema será “Processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual”, com Mirella Villa Araujo Tucunduva da Fonseca. Haverá também informações sobre o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade (2012), pela coordenadora do programa no município, Rose Zozias. O dia 25 será reservado para o filme e debate “Do luto à luta”, apresentações culturais e entrega de certificados. (PMC)

 

Por: Da Redação