Corumbá

Semiaberto de Corumbá inaugura extensão escolar para detentos

 

O Estabelecimento Penal de Regimes Semiaberto, Aberto e de Assistência aos Albergados de Corumbá agora conta com uma extensão escolar para o oferecimento de ensino formal aos internos. Foi inaugurada oficialmente esta semana uma sala de aula no interior do presídio, com o oferecimento das séries iniciais do ensino fundamental (1ª/2ª/3ª fases), por meio do sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Assim como nos demais presídios do Estado, o ensino é ofertado por meio Escola Estadual Polo Regina Anffe Nunes Betine, da Secretaria Estadual de Educação. Atualmente, conforme a Divisão de Educação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), 26 unidades penais possuem setor educacional.

De acordo com o diretor da unidade prisional, Amilton Evangelista, já estão matriculados 15 alunos. As aulas acontecerão no período noturno de 2ª a 6ª feira. “Mas, neste primeiro semestre, teremos aulas aos sábados para repor os dias letivos em atraso”, explica o diretor.

Na opinião do dirigente, o oferecimento de ensino é muito importante no presídio. “Estudar traz conhecimento, e esse liberta das amarras da ignorância, contribuindo para o processo de reinserção social”, ressalta Evangelista.

A implantação da extensão escolar no semiaberto de Corumbá contou com o apoio da prefeitura local, por meio de sua Secretaria de Educação, que doou as carteiras escolares.

 

Por: Da Redação