Com programação digital e gratuita, o Sebrae promove nacionalmente a Semana do MEI. Do dia 10 a 14 de maio, o evento on-line realiza oficinas práticas e palestras com mais de 45 convidados, entre especialistas e entidades, voltadas para os Microempreendedores Individuais (MEI) e para quem deseja abrir o próprio negócio. Os assuntos abordados vão desde temas relacionados a gestão e vendas, até técnicas de divulgação e formas de inovar.
Além de oferecer esse conteúdo amplo, em Mato Grosso do Sul, o Sebrae, em parceria com as Salas do Empreendedor de cada município, vai promover atendimentos presenciais direcionados ao MEI em 17 cidades do Estado. Destes municípios, 16 participam do programa Cidade Empreendedora, que é executado junto com as prefeituras municipais. Em Corumbá, o atendimento é realizado na Sala do Empreendedor, que fica na rua Cuiabá, nº1333 – Centro.
“Nós estamos trabalhando essa semana, justamente para reforçarmos as ações de apoio aos microempreendedores individuais e analisando as dificuldades, os principais problemas e motivando-os a buscar a sua formalização e também traçando uma estratégia dentro do Cidade Empreendedora para fazer esse acompanhamento”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustável, Cássio Augusto da Costa Marques.
“Vamos traçar estratégias para acompanhar esses microempreendedores no sentido de apoiá-los também para que eles consolidem o seu empreendimento, cresçam, saiam até da questão individual pra poder trabalhar já com uma empresa de pequeno porte, aumentando o número de contratações e gerando também empregos, principalmente”, completou o secretário municipal.
“Em Corumbá, a Sala do Empreendedor é composta de três consultores, sendo um coordenador, e o expediente é de 7h30 às 13h30. Oferecemos todo atendimento integral com foco no MEI, desde a formalização, alteração, emissão de nota fiscal, declaração anual do Imposto de Renda e outros tipos de orientações necessárias”, complementou o coordenador da Sala do Mei, Gerson Almeida.
De acordo com Viviane Matos dos Santos, analista técnica do Sebrae/MS, responsável pelo atendimento em todo o Estado, a proposta é auxiliar o MEI a partir da demanda de cada um. “Vamos fazer todos os procedimentos direcionados ao Microempreendedor Individual para que ele consiga regularizar a sua situação, o que, por exemplo, envolve desde a declaração anual que deve ser concluída até o fim do mês, até a formalização e a alteração do cadastro”, ressaltou Viviane.
Junto com esse trabalho, o atendimento também vem para ajudar o MEI em relação a formas de melhorar o negócio com orientações voltadas para várias áreas como gestão empresarial, financeira, marketing digital e vendas. Interessados em participar podem conferir a programação completa e se inscrever por meio do Portal Sebrae, basta clicar aqui.
*Com informações da Assessoria de Imprensa do SEBRAE-MS/ Portal da PMC