Corumbá

Sábado tem a 1ª Caminhada do Dia Mundial do Rim, em Corumbá

 

Acontece no próximo sábado, dia 16, a 1ª Caminhada do Dia Mundial do Rim, evento organizado pelo Grupo Amigos do Rim Corumbá (GARC). O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde renal, promover a prevenção de doenças renais, além de celebrar o Dia Mundial do Rim que ocorre em 14 de março.

A caminhada está programada para às 7h30, com saída em frente à Clínica de Diálise Renalmed, localizada na Rua América, 1.787, entre as ruas Firmo de Matos e Luiz Feitosa Rodrigues, e término no Jardim da Independência.

Na sessão de ontem, terça-feira, 12, membros do Grupo Amigos do Rim de Corumbá, atendendo convite do vereador Allex Dellas, estiveram na Câmara, para falar sobre o evento, bem como sobre o trabalho prestado de acolhimento aos pacientes renais crônicos de Corumbá que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A apresentação esteve a cargo do responsável pelo GARC, Luiz Mario de Campos Sá, e pela nutricionista Regiane Monteiro, que fizeram uma explanação dobre a caminhada, bem como do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo.

O GARC

O Grupo Amigos do Rim Corumbá é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter beneficente e filantrópico, inserida no âmbito do Terceiro Setor. Sua missão consiste em oferecer apoio, assistência e proteção aos pacientes renais crônicos de Corumbá, Ladário e aos residentes bolivianos na fronteira, por meio de ações de acolhimento social, assessoramento, defesa e garantia de direitos.

Fundado em 2015, o grupo começou suas atividades com o acolhimento de pacientes renais crônicos em situação de vulnerabilidade social. Em reuniões multidisciplinares, assistente social e psicólogo analisavam as dificuldades de acesso enfrentadas por esses pacientes, o que levou à criação do grupo para buscar parcerias e apoio à causa, mediante doações não financeiras, como cestas básicas, entre outros.

Atualmente, a clínica de hemodiálise atende 140 pacientes dos quais 30 são de Corumbá e 10 são de Ladário e são beneficiados pelo Grupo Amigos do Rim. Apesar de sua natureza filantrópica, o Grupo Amigos de Rim mantém estreita colaboração com o poder público e estabelece parcerias com instituições como a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá, Lions Alvorada de Corumbá e a Prefeitura Municipal de Corumbá.

O Grupo se sustenta por meio de doações da comunidade em geral e de mantenedores. Os pacientes admitidos para tratamento dialítico são encaminhados a uma equipe multidisciplinar da clínica, que realiza relatórios socioeconómicos. Caso se identifique situações de vulnerabilidade social, o grupo é informado e procede-se ao acolhimento do paciente e sua família. Grupo Amigos do Rim busca atender às necessidades dos pacientes conforme relatado.

APOIO DA CÂMARA

A Câmara, além de conclamar a população corumbaense, ladarense e boliviana a participar da caminhada no sábado, já se colocou à disposição do Grupo Amigos do Rim Corumbá, inclusive no sentido de tornar o GARC, uma instituição de Utilidade Pública, por meio de um Projeto de Lei, assegurando o direito celebrar temos de parcerias com as organizações da sociedade civil e instituições públicas.

O apoio foi total de todos os vereadores presentes à sessão: presidente Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Roberto Façanha, Allex Dellas, Genilson José, Gaúcho da Pró-Art, Yussef Salla, Manoel Rodrigues, Chicão Vianna, Alexandre Vasconcellos, Nelsinho Dib e da vereadora Raquel Bryk.

*Assessoria de Comunicação da Câmara