A região urbana de Corumbá será atendida com mais cinco unidades básicas de saúde. Os novos empreendimentos foram garantidos pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e vão atender as regiões dos bairros Guató, Popular Nova/Jardim dos Estados, Universitário, Dom Bosco e Aeroporto. As unidades serão construídas com recursos oriundos dos Governos Federal, Estadual e da própria Prefeitura.
Dias atrás, durante as comemorações do aniversário da cidade, o prefeito entregou à população, a Unidade Básica de Saúde Pedro Paulo, construída na Rua Batista das Neves, entre as ruas Geraldino Martins de Barros e a Cáceres. Para o chefe do executivo corumbaense, obras como estas representam um avanço na saúde e desafoga o Pronto Socorro Municipal.
Por isto mesmo ele está projetando novos empreendimentos em regiões estratégicas da cidade. Entre as cinco obras programadas, somente uma não foi ainda licitada, o que está previsto para o dia 31 de outubro, quarta-feira, às 10 horas. Trata-se da nova unidade básica do Bairro Aeroporto. As demais já foram todas licitadas, restando apenas detalhes para que sejam iniciadas.
Uma delas é a que vai atender a comunidade da Popular Nova e Jardim dos Estados. A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). O prédio será edificado em uma área onde a Prefeitura vai implantar um novo conjunto habitacional com 200 unidades, também por meio do PAC 2. Ainda pelo PAC, outra unidade será construída na região do Guató, junto ao conjunto com 800 moradias.
Dom Bosco
Ao mesmo tempo, a Prefeitura já firmou contrato administrativo de prestação de serviço com a empresa Silva & Aguilar Ltda., vencedora do processo licitatório para construção da unidade de saúde do Bairro Dom Bosco, no valor de R$ 499.237,68, recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual e prefeito eleito de Corumbá, Paulo Duarte, com contrapartida do Município.
Além disso, a Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município, aviso de homologação e adjudicação do procedimento e resultado da licitação para construção da unidade de saúde do Bairro Universitário. A obra, orçada em R$ 457.917,79, será construída pela Construtora Eficaz Ltda., na Avenida Rio Branco.
Unidade fluvial
Além das cinco unidades de saúde programadas para a área urbana, a Prefeitura prepara a construção também de uma embarcação apropriada para atender a população ribeirinha. Trata-se da Unidade Básica de Saúde Fluvial viabilizada pelo prefeito Ruiter Cunha junto ao Ministério da Saúde. O primeiro passo foi dado dias atrás com a licitação do projeto executivo da construção do barco.
Por: Da Redação