Corumbá

Ruiter implanta UPA 24 Horas e beneficia população da parte alta

Prefeito visitou as obras da UPA no final da tarde de ontem (Foto: Kleverton Velasques)

 

Prefeito visitou as obras da UPA no final da tarde de ontem (Foto: Kleverton Velasques)

A população da parte alta de Corumbá, região sul, está prestes a ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24 Horas), que vai facilitar o acesso aos serviços de saúde, urgência e emergência, desafogando o Pronto Socorro Municipal, localizado no centro da cidade. As obras estão em fase de conclusão e, nesta terça-feira (18) à tarde, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira fez uma visita ao local, para acompanhar o ritmo dos trabalhos. O seu pensamento é entregar a UPA antes do final do ano aos moradores residentes nos bairros Guató, Nova Corumbá, Guanã, Kadwéus e comunidades próximas.

“A UPA vai representar um grande avanço para esta região que está tendo um enorme desenvolvimento, mas que precisava, entre outras benfeitorias, uma unidade de saúde em condições de atender casos de urgência e emergência, sem a necessidade de ter que se dirigir ao centro da cidade, ao Pronto Socorro. Aqui, o atendimento será facilitado e o principal é que os moradores terão uma estrutura excelente mais perto de suas moradias”, afirmou o chefe do executivo municipal.

Ruiter explicou que, nos últimos anos, a parte alta teve um grande desenvolvimento a partir da construção de unidades habitacionais para atender famílias de baixa renda; galerias e drenagens de águas pluviais; asfalto; praças esportivas; escolas, creches, quadras poliesportivas cobertas; Centros de Referência de Assistência Social, entre outras benfeitorias.

“Esta UPA está sendo construída justamente para acompanhar o crescimento desta região”, destacou o prefeito, lembrando que foi construída em uma região estratégica para atender ainda casos de acidentes na BR 262 e até mesmo nas empresas de mineração.

O prefeito estava acompanhado da secretária de Saúde, Maria Antonieta Sabatel; do secretário de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques; do subsecretário de Relações Institucionais, Lamartine Figueiredo Costa, e dos médicos Eduardo Pacheco Lasmar, coordenador geral de Atenção em Saúde e presidente da Junta Administrativa do Hospital de Corumbá, e Rodholfo Costa marques Pereira da Rosa, chefe do setor de Urgência e Emergência.

Visitou todas as instalações. Procurou saber detalhes de como será o atendimento a partir da inauguração que ele espera ser o mais rápido possível. Por telefone conversou com um dos diretores da empresa responsável pela construção do prédio, sobre prazo de conclusão da obra. A intenção o prefeito é inaugurar esta UPA 24 Horas e iniciar a segunda UPA no Bairro Maria Leite antes do final da sua administração.

A UPA

A UPA 24 Horas está sendo implantada no Bairro Guató, junto ao novo conjunto habitacional, o PAC Casa Nova, dotado de 800 unidades e com equipamentos urbanos importantes como uma praça de esporte e laser, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), creche e pré-escola em fase de construção e uma unidade básica de saúde a ser implantada.

O prédio contará com 792,52 metros quadrados de área construída e os investimentos giram em torno de R$ 1,3 milhão, recursos oriundos do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura. Vai abrigar uma das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável pela prestação de serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas.

Antonieta Sabatel, durante a visita, informou que esta UPA vai refletir significativamente na melhoria da qualidade da prestação de serviços na área da saúde, desafogando o Pronto Socorro Municipal, hoje a única referência na região, inclusive para moradores de Ladário e da Bolívia.

Contará com salas estruturadas para intervenções de emergência, Raio X, nebulização, sala de procedimentos, de administração de medicamentos, consultórios médico e odontológico, além de salas para atendimento de fraturas, coleta de material para exames, curativos, observação, isolamento e sala de espera.

O local também vai atender pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital de referência. A Secretaria de Saúde vai disponibilizar um setor de Classificação de Risco em Urgências, para que os pacientes possam ser atendidos conforme a gravidade, e não mais por ordem de chegada. Isto será feito por uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde já capacitados, e com equipamentos necessários para realização de diagnósticos e definição sobre a necessidade ou não de encaminhamento para hospitalização, sempre 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

 

Por: Da Redação