Corumbá

Ruiter declara como Hóspedes de Honra desembargadores do TRT/MS

 

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira declarou como Hóspedes de Honra do Município de Corumbá aos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região de Mato Grosso do Sul. O decreto 1.797 foi assinado na noite desta quinta-feira, 11 de maio, durante solenidade na sede da Subseção Corumbá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O TRT/MS instalou na tarde de ontem, em Corumbá, as Sessões Itinerantes da Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul. Ao todo, 81 processos serão julgados durante as sessões que se encerram nesta sexta-feira, dia 12, no município. As sessões acontecem no anfiteatro Salomão Baruki. No ano passado, a Vara do Trabalho de Corumbá recebeu 884 novos processos e solucionou 743, um aumento de 18% se comparado a 2015.

Ruiter destacou que a ação do Tribunal Regional do Trabalho “aproxima não somente as partes, advogados e acadêmicos do Poder Judiciário Trabalhista, mas sim toda a população”. As sessões itinerantes são um “mecanismo democrático” que vão além do simbolismo, pois permitem “participação efetiva na prestação jurisdicional, em grau de recurso, com significativa redução de custos”.

De acordo com o chefe do Executivo corumbaense, a instalação das sessões itinerantes significa “um grande fator de democratização do Poder judiciário” e “toda ação com esse caráter é mais do que bem vinda, pois o Brasil nunca precisou tanto de homens públicos que trabalhem para aproximar as instituições da população”.

“Corumbá está orgulhosa de ser a primeira cidade do Mato Grosso do Sul a receber esta edição das sessões itinerantes do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Nossa cidade foi a primeira de todo o Mato Grosso, então um só estado, a sediar a 1ª Vara do Trabalho, ainda na década de 1960”, disse o prefeito afirmando esperar que essas iniciativas “sejam cada vez mais frequentes na nossa sociedade, encontrando aqueles que mais necessitem de atenção”, declarou o prefeito Ruiter Cunha.

Presidente do TRT/MS, desembargador João de Deus Gomes de Souza agradeceu a homenagem feita pelo prefeito e se disse “emocionado” com o título de Hóspede de Honra recebido por ele e seus colegas desembargadores. Ele destacou que é “uma satisfação estar em Corumbá” prestando serviço à população. Os desembargadores do TRT/MS ainda receberam Moções de Congratulação da Câmara Municipal, entregues pelo presidente do Legislativo corumbaense, Evander Vendramini. O presidente da OAB Corumbá, Roberto Ajala Lins, também foi homenageado.

O decreto número 1.797, de 11 de maio de 2017, declarou como Hóspedes de Honra do Município de Corumbá aos desembargadores João de Deus Gomes de Souza; Francisco das Chagas Lima Filho; Nery Sá e Silva de Azambuja; André Luís Moraes de Oliveira; Nicanor de Araújo Lima; Ricardo Geraldo Monteiro Zandona e Márcio Vasques Thibau de Almeida.