A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Engenheiro Eliezer Batista, de propriedade da EBX, localizada na Serra do Amolar, Pantanal de Corumbá, foi a grande vencedora do Troféu Destaque RPPN, na categoria pessoa jurídica, no 4º Congresso Brasileiro de RPPN, realizado de 26 a 29 de outubro de 2011, em Porto Alegre (RS).
RPPNs são unidades de conservação da natureza, como os parques e reservas, porém criadas em terras privadas, por vontade de seus proprietários e com reconhecimento dos órgãos públicos de meio ambiente. “Até o momento, existem 1.062 RPPNs no país, protegendo remanescentes de todos os ecossistemas brasileiros”, afirma Ricardo Soavinski, Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em sua apresentação na abertura do congresso.
A RPPN Eliezer Batista foi criada em 2008 pela empresa mineradora MMX, do grupo EBX, e é gerida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP). A reserva protege uma área de 13.323 hectares do Pantanal, resguardando um incrível número de espécies da fauna e da flora, contribuindo significativamente para a conservação da riquíssima biodiversidade do ecossistema pantaneiro e brasileira.
A 4ª edição do Congresso Brasileiro de RPPN congrega proprietários de RPPN, autoridades e técnicos de órgãos públicos ambientais (federais, estaduais e municipais), representantes de instituições ambientalistas, pesquisadores, estudantes e conservacionistas. Este edição do congresso de reservas privadas foi organizada pela Associação Charrua de Proprietários de RPPN do Rio Grande do Sul e pela Confederação Nacional de RPPN.
Trabalho exemplar
Este é a primeira vez que o Troféu Destaque RPPN foi entregue e seu objetivo é reconhecer os esforços de pessoas, empresas e organizações que atuam em prol das reservas privadas e da proteção de nosso rico patrimônio natural.
Durante a premiação, a RPPN Engenheiro Eliezer Batista foi representada por Laércio Sousa, representante da REPAMS (Associação de Proprietários de RPPNs do Mato Grosso do Sul), que discursou emocionado: “A EBX e a IHP fazem um exemplar trabalho na gestão da RPPN Eliezer Batista e ainda contribuem com a criação de outras reservas privadas no Pantanal e em todo o Brasil”, afirmou ele.
Por: Da Redação