Ícone do site Pérola News

Reeducandas de Corumbá participam da etapa livre da Conferência das Mulheres

Para Anelize, a participação das reeducandas na etapa livre fortalece a política adotada pela Agepen-MS

Na tarde da última quarta-feira (17), reeducandas do regime fechado e semi aberto do Estabelecimento Penal Feminino de Corumbá “Carlos Alberto Jonas Giordano”, participaram da etapa livre para preparação da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A coordenação da Conferência Municipal esta a cargo da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

O evento contou com a participação da gerente de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Corumbá, Cristiane Sant’anna, da Superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Ladário, Creuza Elizabeth da Matta, da diretora do Patronato Penitenciário de Corumbá, Telma Camacho, do subsecretário de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Corumbá, Nilo Corrêa e da diretora do Estabelecimento Penal Feminino de Corumbá, Anelize Lázaro de Lima.

As conferências livres em âmbito municipal e estadual fazem parte da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que será realizada entre 15 e 18 de março de 2016. O decreto de convocação foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff.

Na abertura do evento, o Coral Vox in Libertae, formado pelas reeducandas, emocionou participantes e convidados com a sua apresentação. Logo após, foram abertos os trabalhos, com a discussão de eixos ligados ao tema principal da Conferência Nacional: “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres!”. As reeducandas apresentaram idéias e sugestões que visam a valorização e a maior participação das mulheres na sociedade. Os dados coletados serão apresentados na Conferência Municipal.

Apresentação do Coral emocionou participantes e convidados da etapa livre
As reeducandas apresentaram idéias e sugestões na etapa livre que serão levadas a Conferência Municipal

Para Anelize, a participação das reeducandas na etapa livre de preparação para a Conferência Municipal, fortalece a política de ressocialização adotada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Mato Grosso do Sul. “Ações como essa contribuem de maneira positiva para reinserção social das reeducandas e serve de ferramenta no combate a reincidência criminal”.

De acordo com Cristiane, outras etapas livres serão realizadas até agosto no município de Corumbá. “O objetivo é fazer uma série de consultas com diversos segmentos da sociedade. Desta forma, teremos um debate mais embasado e propostas concretas para serem apreciadas durante a Conferência Municipal que será realizada no dia 14 de agosto”, finalizou.

 

Por: Douglas Assad Arruda

Sair da versão mobile