Corumbá

Redes sociais levaram conteúdo do Pantanal Extremo para 14 países

Balanço foi apresentado pelo prefeito Paulo Duarte nesta sexta-feira (foto: Clóvis Neto)

 

Balanço foi apresentado pelo prefeito Paulo Duarte nesta sexta-feira (foto: Clóvis Neto)

A segunda edição do Pantanal Extremo consolidou Corumbá como destino dos esportes de aventura no Brasil. Levantamento realizado pela Prefeitura e apresentado nesta sexta-feira, 21 de novembro, pelo prefeito Paulo Duarte, apontou o crescimento do evento, a maior da participação dos atletas e a repercussão na mídia, principalmente nas redes sociais.

“Este evento mostrou Corumbá e nosso Pantanal para o mundo”, afirmou Duarte. Com as sete modalidades em disputa (Voo Livre, Corrida de Orientação, Canoagem, Corrida de Trilha, Mountain Bike, Stand up Paddle e Maratona Aquática), a cidade recebeu competidores de todo o Mato Grosso do Sul e de outros 25 municípios de diferentes regiões do País, além de muitos bolivianos.

Participaram atletas de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, São Vicente, São Carlos, Ribeirão Preto, Batatais, Marília, Caraguatatuba, Santos, Sorocaba e Taubaté, todos municípios do Estado de São Paulo; Rio de Janeiro, Paraty, Angra dos Reis, Nilópolis, Maricá, São Pedro da Aldeia e Santo Antônio de Pádua, do Rio de Janeiro; Cascavel e Campo Mourão, do Paraná; Araxá, Minas Gerais; Iporã, Goiás; Salvador, Bahia; e Cuiabá, no vizinho Mato Grosso.

Entre os quatro dias do Pantanal Extremo, a TV Morena, afiliada da Rede Globo no Estado, realizou 20 VTs (matérias jornalísticas) e 15 links ao vivo sobre o evento. No site regional do Globoesporte.com, outras 33 reportagens apresentaram os Jogos de Aventura aos internautas, além de inserções no Sportv, canal das organizações Globo na TV paga.

E foi justamente na internet que o Pantanal Extremo mais se destacou. Na fan page do evento, seguidores da Bolívia, Portugal, Espanha, Uruguai, Suíça, Estados Unidos, Tunísia, Argentina, Paraguai e do Paquistão acompanharam as disputadas pela rede social. Suécia, El Salvador, Reino Unido e Peru também tiveram pessoas envolvidas nas postagens do facebook. Foram registradas 26.963 visualizações entre os dias 13 e 16 de novembro.

No perfil do Pantanal Extremo no facebook, outras 2.547 pessoas acompanharam o evento pela rede mundial de computadores. No Instagram, o @pantanalextremo é acompanhado por mais 953 seguidores. E o material jornalístico produzido pela equipe de comunicação institucional da Prefeitura de Corumbá, os jogos alcançaram quase 8 mil pessoas com o página da Prefeitura no facebook.

Na fan page do prefeito Paulo Duarte, os números são ainda mais animadores. O conteúdo dos Jogos de Aventura renderam 48.966 visualizações e 2.103 curtidas. Já no site pantanalextremo.com.br foram registradas mais de 51 mil visitas. “Esta segunda edição consolidou o evento e nos deu a convicção absoluta de que acertamos com o Pantanal Extremo”, pontuou o prefeito Paulo Duarte.