Uma equipe da Rede Globo gravou esta semana tomadas para montagem de um vídeo especial sobre o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano para o Criança Esperança. A repórter Cláudia Bomtempo e o cinegrafista Jhonatan dos Santos chegaram terça-feira, 18 de junho, e durante dois dias colheram as principais imagens e depoimentos dos integrantes dos núcleos de música, dança, coral, dinamização de conteúdos escolares, ensino de idiomas, tecnologia digital, educação ambiental, educação patrimonial, ilhas culturais, enfim, tudo o que o Moinho oferece nos turnos matutino e vespertino aos 360 beneficiários de Corumbá, Ladário e cidades bolivianas da fronteira. A emissora ainda não programou data para a exibição do vídeo.
Selecionado em 2012 pela Unesco, o Instituto Moinho Cultural passou a fazer parte este ano do Criança Esperança, ao lado de outros 113 projetos em todo o País. O programa Criança Esperança é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco e compreende uma mobilização social que busca transformar o futuro de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Todos os anos, uma grande campanha mobiliza os brasileiros a fazer doações para apoiar projetos sociais nas cinco regiões do Brasil.
Criado em 2004, o Moinho Cultural Sul-Americano, que tem a Vale como principal parceira, é uma ação social que tem como missão reduzir o risco social através do acesso a bens culturais na região de fronteira. Atua em regiões onde as crianças estão expostas aos mais diferentes riscos, como o tráfico de drogas, a exploração sexual infantil, o desemprego, a falta de oportunidade e de expectativa de melhoria de qualidade de vida. (Assessoria de Imprensa Moinho)
Por: Da Redação