Corumbá

Reativação de posto da PRF em Corumbá aumenta segurança na fronteira Brasil-Bolívia

Além de nova estrutura, fiscalização conta com mais policiais (Foto: Divulgação)

 

Além de nova estrutura, fiscalização conta com mais policiais (Foto: Divulgação)

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul assegurou a reativação de posto policial, localizado na BR-262, próximo à ponte sobre o Rio Paraguai, em Corumbá. Depois de quase dois anos fechado, acordo judicial entre MPF, União e Polícia Rodoviária Federal (PRF) possibilitou a reinauguração do chamado “Posto da Ponte”, no dia 8 de maio.

O ajuste entre as instituições resultou, ainda, na lotação de 27 servidores na Delegacia da PRF de Anastácio, que estava com o efetivo defasado, comprometendo a atuação policial na fronteira com a Bolívia.

Na região, não há estabelecimentos comerciais, postos de combustíveis nem sinal de celular em um longo trecho, o que resulta em enormes riscos para quem trafega no local. Ocorrências de contrabando, tráfico internacional de drogas, armas, munições e importação de mercadorias irregulares também são recorrentes, o que ressalta a importância da reativação do posto policial.

Efetivo defasado

A Ação Civil Pública proposta pelo MPF em outubro de 2011 apurou que em apenas cinco anos, a 3ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal de Anastácio, cuja circunscrição abrange Corumbá, teve uma redução de quase 50% de seu efetivo. Em 2006, eram 57 policiais; em 2011, apenas 33 atendiam a demanda de toda a região.

Com o cumprimento do acordo judicial, tanto a ação quanto o inquérito civil que investigava o cumprimento do acordo proposto pelo MPF serão arquivados.

 

Por: Da Redação