Corumbá

PT deve definir ainda este ano o candidato a prefeito de Corumbá

 

O cancelamento das prévias do PT em Corumbá aponta a iniciativa da executiva do partido para conquistar as prefeituras nos municípios de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Marcus Garcia, presidente do diretório estadual do PT, a data para a divulgação do candidato a prefeitura de Corumbá ainda não foi definida. “Estamos trabalhando para chegar até o final do ano com todas as candidaturas definidas”.

Garcia ressaltou que o objetivo é usar o mesmo método adotado em Campo Grande e não realizar as prévias, mesmo sendo um instrumento legítimo. “Estamos construindo este método desde fevereiro”.

O presidente do diretório informou que o partido concluiu que seria melhor institucionalizar e não personalizar a escolha dos candidatos. “A prévia acaba criando uma disputa interna”, avaliou Garcia, que já teve a experiência de participar de uma prévia em Paranaiba.

Segundo Garcia, a prévia é um instrumento preservado pelo PT. “Mas, achamos que nesse momento o entendimento político é melhor que a prévia”.

Garcia enfocou que com a definição do nome do deputado federal Vander Loubet, como candidato a prefeito de Campo Grande, o partido saiu à frente de São Paulo. “Isso é um sentimento do partido em todo o país”.

Sobre os critérios para a escolha do candidato para o pleito eleitoral em Corumbá, Garcia destacou que não será apenas a pesquisa quantitativa e qualitativa. “A pesquisa é um dos instrumentos, mas não definirá, teremos outras circunstâncias”.

Candidatura

A decisão de cancelar as prévias não tirou a tranquilidade do deputado estadual Paulo Duarte. O deputado lembrou que sempre defendeu que as prévias eram o pior caminho. “Apenas iria acirrar uma disputa interna”.

Paulo Duarte destacou que a decisão foi unânime da executiva estadual. “Acredito que precisa ser alguém que consiga agregar internamente e fazer alianças com outros partidos”.

Para Paulo Duarte o mais importante é que seja definido ainda este ano. “O projeto do partido deve estar à frente de projetos pessoais”.

Duarte ressaltou que pela pesquisa qualitativa será possível ouvir os eleitores. “Saber o perfil que eles querem para o próximo prefeito”. (Midiamax)

 

Por: Da Redação