Corumbá

Reaberta fronteira Brasil e Bolívia após 39 horas

 

Corumbá (MS) – A fronteira Brasil e Bolívia foi reaberta às 15 horas desta quinta-feira (18). A passagem dos veículos foi liberada, mas a maioria das lojas da feira de Porto Quijarro continuam fechadas. O motivo foi a falta de atenção da Alfândega Nacional da Bolívia sobre a nacionalização dos automóveis.

A previsão é que as lojas sejam reabertas amanhã. Representantes dos comitês cívicos envolvidos na manifestação foram para a província de San Jose, a 180 quilômetros de Porto Quijarro, para uma reunião com representantes políticos do país. Eles devem discutir o valor das taxas cobradas para a nacionalização dos veículos.

A última manifestação com fechamento de fronteira ocorreu dia 07 de Julho quando encerrou o prazo para cadastro veículos. Os moradores desta faixa de fronteira alegam não ter condições de chegar a Santa Cruz para fazer a vistoria e pedem que o atual presidente designe um órgão em Puerto Suarez ou Quijarro, “essa decisão prejudicou a todos”, concluiu Rocha.

Entenda o Caso

O início do processo de nacionalização dos veículos começou dia 04 de Maio e encerrou 04 de Julho, regulamentando apenas 10 mil veículos de uma frota estimada em 128 mil veículos que circulam livremente por toda Bolívia, sendo a maioria produto de roubos e furtos. No momento da regularização é feito vistorias para constatar possíveis adulterações em chassis.

Com isso no dia 07 de Julho o comitê cívico realizou o primeiro Paro Cívico com o objetivo de pressionar o governo de Evo Morales a aumentar o prazo para nacionalização dos veículos brasileiros. (Capital do Pantanal)

 

Por: Da Redação