Ícone do site Pérola News

Pronto Socorro de Corumbá já funciona com sistema de classificação de risco

Pronto Socorro funciona com classificação de risco a partir de hoje (Foto: Kleverton Velasques)
Equipe de acolhimento foi capacitada pela Secretaria de Saúde e prédio reformado pela Prefeitura (Foto: Kleverton Velasques)

A partir desta segunda-feira (13) o Pronto Socorro Municipal de Corumbá atende no sistema de classificação de risco. A medida faz parte da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e representa uma mudança significativa no acolhimento dos pacientes. A partir de agora, os casos considerados mais graves serão atendidos prioritariamente e não mais por ordem de chegada.

Assim que der entrada no Pronto Atendimento, o usuário será recepcionado por uma equipe de enfermagem, composta por um enfermeiro e um técnico, que vai identificar a gravidade da situação de saúde. Essa avaliação é que vai definir o tempo de espera do usuário na fila. Todos os profissionais envolvidos no atendimento foram capacitados pela Secretaria Municipal de Saúde para atuarem no núcleo de classificação de risco.

Até o prédio foi adaptado para executar esse trabalho. A Prefeitura ampliou as salas de atendimento, de espera, recepção, banheiro público – agora com acesso para cadeirantes – e construiu dois consultórios médicos; espaço com macas para atendimentos rápidos; sala de inalação; sala de medicação, gabinete odontológico, e um setor específico onde funcionará a classificação de risco.

Todo o ambiente foi climatizado. A ampliação da estrutura física incluiu ainda serviços necessários nos sistemas hidráulico e elétrico do prédio. A sala de inalação hoje conta com uma rede de oxigênio. Já a sala de Raio-X foi ampliada e reposicionada de forma que o enfermo não precisa mais sair do prédio para ser atendido. Uma sala de atendimento ortopédico também foi criada.

A farmácia; a sala de sutura; sala de curativo; banheiros para visitantes de pacientes em atendimento no local; sala de vacinas; observação pediátrica; sala de laudo de Raio-X; repouso para plantonistas (masculino e feminino); duas salas de observação (masculino e feminino); a administração e a copa foram modernizados e ampliados. Desde o último sábado, o acesso ao Pronto Socorro é feito pela entrada da rua 15 de Novembro.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile