Corumbá

Projetos científicos de alunos da Escola Eutrópia Gomes Pedroso ganham destaque nacional

 

Desenvolvido por alunos da Escola Municipal Integral Rural Eutrópia Gomes Pedroso e Extensão, localizada no assentamento Tamarineiro I, o projeto “A importância da Reciclagem de vidro para a natureza” foi publicado pela Revista Brazilian Journal of Development. On-line, a revista – uma das mais respeitadas do segmento – é mensal e tem o objetivo de disseminar conhecimentos na área de desenvolvimento, através da publicação de artigos científicos que apresentam contribuições originais, tanto empíricas quanto teóricas.

Com orientação da professora Márcia Aparecida Campos Chaparro, o projeto é de autoria dos alunos Maria José Zabala Ramos, José Henrique Zabala Ramos e Nardy Zabala Ramos. A proposta é do projeto é discutir o desuso do vidro após deixar de ser um produto comercial num momento em que se discute internacionalmente o hábito da coleta seletiva para a preservação ambiental. “A importância da Reciclagem de vidro para a natureza” foi apresentado na FECIPAN do IFMS – Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá – e os alunos e professora receberam Menção Honrosa pelo trabalho.

“A escola está fazendo o seu papel de despertar a consciência cidadã e crítica dos seus alunos. Esse trabalho de reciclagem pode ser encontrado no You Tube. O projeto de reciclagem de vidro despertou o interesse da revista de alcance internacional “Brazilian Journal of Development”, que além da publicação do artigo referente ao projeto, convidou os alunos e professora para um congresso que foi realizado nos dias 15 e 16 de junho”, disse Leonete Ibarra, diretora da Escola Eutrópia Gomes Pedroso.

Outros projetos

A Escola Municipal Integral Rural Eutrópia Gomes Pedroso e Extensão vem sendo seguidamente reconhecida e premiada, em âmbito municipal e nacional, pelos frequentes projetos desenvolvidos por seus alunos.

Em 2020 a aluna Maria José Zabala Ramos participou da Olimpíada Nacional de Ciências- ONC- e foi agraciada com a medalha de ouro. No ano de 2020/2021 a aluna também foi premiada na FECIPAN.

Ainda em 2021 os alunos Maria José, José Henrique, Nardy e Nelson Pedro Soares Baururo participaram da prova escrita da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Também com destaque, houve participação de estudantes na Mostra Nacional de Lançamento de Foguetes, com destaque.

Para a FECIPAN – 2021 alunos da escola já estão com o projeto pronto. Desenvolveram a máquina para o corte de vidros que reutilizarão como decoração de festas, casas e também como copos.

Escola incentiva despertar da consciência cidadã e crítica dos seus alunos.

*Informação e fotos do Portal da PMC