Corumbá

Projeto de Albuquerque é elogiado durante Simpósio Mais Médico em SP

Além de levar atendimento médico, projeto prevê um café da manhã saudável fornecido pela equipe (Foto: PMC)

 

Além de levar atendimento médico, projeto prevê um café da manhã saudável fornecido pela equipe (Foto: PMC)

Projeto ‘Café na Vizinha’ desenvolvido pela equipe da Estratégia de Saúde da Família Rural do Distrito de Albuquerque, na área rural de Corumbá, foi apresentado em São Paulo durante o Simpósio Mais Médico, que aconteceu no dia 11 de fevereiro.

O evento foi realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Ministério da Saúde, com objetivo de debater a assistência à saúde no país, a partir da ótica do Programa Mais Medico, analisando o atual panorama de sua implantação.

O debate visava expor os diferentes pontos de vista: médico estrangeiro, médicos brasileiros, gestores, usuários dos serviços de saúde e população em geral.

O projeto desenvolvido pela equipe da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em Albuquerque, foi selecionado pelos próprios organizadores do evento e a apresentação foi feita pelo médico Macedônio Garay, do Programa Mais Médico, que estava acompanhado do Agente Comunitário de Saúde, Joílson da Silva; pela enfermeira Beth Fonseca, e por Nilza Silva, usuária do serviço de saúde no Distrito.

O projeto corumbaense foi muito bem aceito e elogiado no evento, como uma das boas experiências que está ocorrendo em unidades de saúde do Brasil com participação de profissionais oriundos do Programa Mais Médico.

O projeto implantado em Albuquerque está possibilitando acesso ao cuidado integral de promoção a saúde a todas as famílias cadastradas pela Estratégia de Saúde da Família de Albuquerque, além de estar criando vínculo entre a comunidade e a equipe de saúde por meio de contato em visitas domiciliares, quando são ofertados aos moradores, todos os serviços disponíveis na unidade, conforme necessidades verificadas.

Dentre as ações realizadas estão a roda de conversa temática para orientação dos adolescentes; acolhimento à família; avaliação médica e odontológica a todos que residem no domicílio; oferta de exames como citopatológico, mamografia entre outros. A visita é encerrada com um café da manhã saudável ofertado pelos integrantes da unidade de saúde.

 

Por: Da Redação