Realizado pela Prefeitura de Corumbá para levar atendimento médico, dentário, social e educacional para os moradores das regiões isoladas do Pantanal corumbaense, o Programa Social Povo das Águas retorna em março. A primeira edição da ação vai atender os ribeirinhos da região do Taquari, do local conhecido como Corixão até o Porto Sairu, na colônia do Bracinho.
Nos meses de abril e maio, a equipe multidisciplinar da Prefeitura atenderá, respectivamente, a parte Alta (de Domingos Ramos até o Porto Novo Horizonte, na divisa com o Mato Grosso) e Baixa (do Porto Formigueiro até o Forte Coimbra) do Pantanal. Cada uma das três regiões da zona ribeirinha receberá o Programa Social três vezes ao longo de todo o ano. A estimativa é atender 730 famílias em 2014.
O Programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e conta com a participação de profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Produção Rural, Meio Ambiente e da Defesa Civil.
Em 2013, o Povo das Águas efetuou mais de 2 mil atendimentos médicos. Nas nove viagens realizadas no ano passado, foram feitos 2.431 procedimentos de enfermagem e 704 atendimentos odontológicos. As equipes ainda promoveram a pesagem de 1.043 crianças incluídas no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) e distribuíram 2.066 doses de vacinas diversas, inclusive contra o H1N1. Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses imunizaram 678 animais contra a raiva.
A Prefeitura também atuou na parte preventiva da saúde dos habitantes tradicionais da planície pantaneira. Mais de 30 mulheres realizaram exames preventivos do câncer do colo do útero, e quase 40 palestras sobre Educação em Saúde também foram levadas às famílias ribeirinhas. Trabalho semelhante foi desenvolvido pela equipe do CAPS ad, que focou no abuso do álcool e drogas.
Só em 2013 o Programa Social garantiu a entrega de 2.104 cestas básicas às famílias cadastradas pela Defesa Civil vivendo em situações de vulnerabilidade social, bem como o apoio com mosquiteiros, lonas, botas e cobertores. Paralelamente, os funcionários do CRAS Itinerante cadastraram mais 177 pessoas nos programas sociais mantidos pelo Governo Federal.
Para garantir uma alimentação com mais qualidade ao longo de todo o ano, sementes de milho, feijão e diversos outros vegetais e verduras foram distribuídos entre os moradores. Ao todo, mais de 1 tonelada de sementes foram repassadas ao pequenos produtores das partes Alta, Baixa e Média do Pantanal.
As crianças ribeirinhas também receberam atenção especial da Prefeitura no ano passado. Durante as ações, quase 2 mil brinquedos foram entregues aos pequenos corumbaenses. Técnicas da Secretaria de Educação realizaram atividades lúdicas que auxiliaram no desenvolvimento cultural, motor e social das jovens e adolescentes.
Por: Da Redação