O prefeito Paulo Duarte lançou na tarde dessa quarta-feira, 14, o Programa de Aquisição de Alimentos que está permitindo a compra de parte da produção de pequenos agricultores dos assentamentos localizados em Corumbá, enriquecendo a alimentação de 21,5 mil pessoas, assistidas por 54 instituições assistenciais, escolas, creches e programas sociais mantidos pelo Município.
O lançamento aconteceu durante solenidade no auditório do Paço Municipal com as presenças de representantes dos produtores rurais, bem com o das instituições que estão sendo beneficiadas com o alimento que está sendo produzido nas pequenas propriedades rurais da região.
“Estamos retomando o programa e já pensando na sua ampliação para atender mais famílias de agricultores, bem como entidades assistenciais que estão recebendo os gêneros alimentícios, permitindo assim, ampliar o número de pessoas que estão sendo atendidas em nossa cidade”, explicou o prefeito.
Hoje, a Secretaria de Produção Rural que coordena o programa, está com 159 famílias de produtores cadastradas. Elas são responsáveis pela entrega de parte do que produzem para as 54 instituições assistenciais. A orientação do prefeito, conforme o secretário Pedro Lacerda, é ampliar o programa.
“Somente para este ano, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, liberou R$ 1,4 milhão. Com isto, vamos poder comprar direto do produtor, cerca de 400 toneladas de alimentos da agricultura familiar. O lançamento do programa nesta tarde, foi mais um cumprimento de uma promessa feita pelo prefeito, ainda na campanha. Mais um compromisso assumido e cumprido”, disse Lacerda.
Segundo o secretário, a orientação do Chefe do Executivo corumbaense é ampliar o programa. E, pensando nisso, no segundo semestre, a Prefeitura vai abrir nova etapa para cadastrar mais famílias de produtores rurais, e também atender novas entidades assistenciais.
Paulo Duarte lembrou que a retomada do programa foi um pedido dos pequenos produtores rurais. “Ainda na campanha nos reunimos e eles solicitaram que o programa fosse retomado. Após cumprir todos os trâmites, estamos iniciando agora, já atendendo uma boa parcela da população que realmente necessita e beneficiando também o pequeno produtor”, disse o prefeito.
Duarte ouviu atentamente o clamor de um pequeno produtor, Jonas Rodrigues dos Santos, do Taquaral, que falou sobre o sofrimento dos agricultores no período em que o programa esteve paralisado. “Enquanto for prefeito, ele permanecerá. Será ampliado para atender mais produtores e as pessoas assistidas pelas nossas instituições assistenciais”, assegurou Paulo.
“Sofremos muito durante o período em que ficou parado. A gente acabava perdendo parte da produção por não ter onde entregar. Agora, voltou. Para nós, era tudo que precisava. Agora, o que a gente produz tem endereço certo e a gente tem mais recursos para investir na terra”, explicou Jonas.
A decisão do prefeito em retomar o programa foi elogiada também por dona Sebastiana Maria Fernandes, do Urucum. Ela, filho, nora e um neto pequeno, sobrevivem da terra. “Eu não participei da etapa anterior. Entrei agora. Vai ser muito bom para a gente. Sei que parte do que produzir terá endereço certo. Não vamos mais precisar ficar de casa em casa, vendendo o que a gente produzia. Não vamos parar de fazer isso, mas, o programa já garante a nossa subsistência”, comentou.
Entidades satisfeitas
E não são apenas os produtores que comemoram. Representantes de instituições assistenciais também elogiaram a retomada do programa. Teca Calábria, da Cripam, por exemplo, disse que o alimento produzido nos assentamentos rurais de Corumbá, está enriquecendo a alimentação de muitas crianças “que precisam estar bem alimentadas, para estudar e crescer com saúde”.
“O que estamos recebendo está sendo excepcional para complementar a alimentar dos nossos internos. Como estamos em uma região de muito minério, não produz quase nada. Arroz, feijão, macarrão, a gente recebe por meio de doações. Agora, com este programa, a Prefeitura está entregando outros gêneros alimentícios que tem contribuído para melhorar a alimentação das pessoas que estão sendo atendidas pela Aclaud”, explicou Cândido Antônio Pinheiro Martins, da Aclaud, instituição que trabalha na recuperação de dependentes químicos.
Lina Nascimento, diretora do Asilo São José, definiu a retomada do programada como “fantástico”. Segundo ele, está contribuindo para enriquecer o almoço de 80 idosos atendidos no local, além de 28 outras pessoas que trabalham lá. “O retorno foi muito bom. Está ajudando a reduzir despesas e melhorar a refeição de todos no asilo”, celebrou.
O evento dessa tarde lotou o auditório da Prefeitura. Além de agricultores e representantes das instituições assistenciais, a solenidade foi prestigiada pelas secretárias Roseane Limoeiro e Andréa Cabral Ulle (de Educação e Assistência Social, pastas beneficiadas pelo PAA); pelo secretário de Governo Márcio Cavasana; diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Luciene Deová; vereadora Cristina Lanza, além de outras autoridades.
Por: Da Redação