Corumbá

Procon vai além de atendimento de reclamações no município de Corumbá

 

Em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado neste domingo, 15 de março, o PROCON de Corumbá está oferecendo um café da manhã nesta segunda-feira, dia 16, para quem procurar assistência pela equipe do órgão municipal. O momento também está servindo para que os consumidores se atualizem sobre a legislação vigente, já que estão recebendo cartilhas e um Código de Defesa do Consumidor atualizado.

Eliel de Lima, operador de equipamentos e instalação, foi até à Casa da Cidadania, onde fica localizada a sede do PROCON Corumbá e aprovou o atendimento especial em referência à data comemorativa.

“Senti-me valorizado como consumidor e essas cartilhas mais o Código de Defesa do Consumidor vão me ajudar a ter conhecimento dos meus direitos, eu nem sabia que ontem foi dia do consumidor”, disse.

Uma consumidora que está sempre em buscas de seus direitos, a aposentada Neuzalina Duarte Costa, também esteve no PROCON está manhã e, além de receber orientações específicas sobre o caso levado ao conhecimento do órgão, também ficou sabendo mais sobre a relação consumerista.

“Já fui atendida várias vezes aqui e sempre obtive êxito nas minhas reclamações, acho válida e produtiva a iniciativa de trazer conhecimento sobre meus direitos e deveres enquanto consumidora”,

Em Corumbá, o PROCON, por meio de decreto assinado pelo prefeito Paulo Duarte, se transformou em fundação, o que significa entregar maior autonomia, seja ela financeira ou de ações. Dentro do estado de Mato Grosso do Sul, a cidade de Corumbá foi a primeira a elevar o PROCON ao status de fundação.

“Tem por principal objetivo o registro e a busca da resolutividade de problemas nas relações consumeristas, mas estamos à disposição também para ampliar o conhecimento das pessoas com simples orientações em nossa rotina diária”, explicou a diretora-presidente do PROCON Corumbá, Andréa Ulle.

Ela destacou que, a exemplo da Fundação PROCON de São Paulo, pretende-se, em Corumbá, utilizar-se dos espaços públicos como escolas, CRAS, bem como instituições parceiras da prefeitura, na construção de um Observatório Social.

“Isso nos permitirá conhecer o perfil do consumidor de nossa cidade com o intuito de promover rodas de conversa, palestras, cursos e, ainda, estabelecer convênios com universidades a fim de esclarecer a população sobre os seus direitos, explorando temas como superendividamento, economia doméstica, uso de cartão de crédito, consumo consciente e sustentável, crédito para idosos, dentre outros”, elencou ao afirmar que ações que estão sendo concretizadas em parceria com demais secretarias, órgãos e instituições, permitirão ir além do atendimento de reclamações e de orientações aos consumidores,

O PROCON Corumbá está sediado na rua XV de Novembro, 400, no horário das 7h30 às 13h30.

 

Por: Da Redação