Corumbá

Primeira edição do ano do Povo das Águas começa no dia 21 no Alto Pantanal

 

Terá início no domingo, 21 de abril, os atendimentos da primeira edição do programa Povo das Águas em 2019. A equipe do programa embarca no período vespertino, no Porto Miguéis, em direção as regiões Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura, localizadas no Alto Pantanal.

Na segunda-feira, 22 de abril, os atendimentos continuam na Ilha Verde, das 08h às 12, no Porto Santa Catarina. Na parte da tarde, a partir das 14h será a vez da comunidade do Paraguai Mirim, na Escola Paraguai Mirim, até às 18h.

A viagem segue na terça-feira, 23 de abril, com atendimentos na região do São Francisco e Mato Grande das 08h às 12h, no Porto da Associação de Moradores do São Francisco. No período vespertino, a equipe se deslocará para o Porto Bonfim e São Pedro, local dos atendimentos para esta comunidade das 15h às 17h.

Na quarta-feira, 24 de abril, será a vez das comunidades do Amolar e Barra do São Lourenço, com atendimentos na Escola Municipal Rural de Educação Integral – Pólo São Lourenço e Extensões, das 08h às 12h.

Dando sequência, o programa Povo das Águas desembarca na quinta-feira, 25 de abril, na região do rio São Lourenço, das 08h às 13h, atendendo no Porto Mangueiral e Porto Novo Horizonte.

Na sexta-feira, 26 de abril, a equipe chega ao Porto do Zequinha, a partir das 08h, com atendimentos para a comunidade da região do Castelo/Escola Jatobazinho. A equipe permanece no local até às 13h.

A última comunidade a ser atendida nesta primeira edição do ano do Povo das Águas, será no sábado, 27 de abril, na região de Domingos Ramos, no Porto Maracangalha. Depois, a embarcação do programa volta para Corumbá no mesmo dia.

Atendimentos em 2019

Conforme a programação do Povo das Águas, os atendimentos terão sequência de 13 a 18 maio, na região do Baixo Pantanal. Em junho na região do Taquari; julho no Alto Pantanal novamente; agosto no Baixo Pantanal; setembro no Taquari; outubro no Alto Pantanal; novembro no Baixo Pantanal e dezembro, no Taquari.

Os locais de atendimento podem variar por questões emergenciais. As viagens variam de 06 a 07 dias ou mais, dependendo das condições de acesso de cada região, considerando 07 dias para o Alto Pantanal, 06 dias para o Baixo Pantanal e 07 dias para o Taquari.

Na Parte Alta do Pantanal são 220 famílias. No Taquari, habitam 230 famílias e na Parte Baixa, são 225 famílias.

O programa

O objetivo do programa é aproximar a administração pública municipal dos ribeirinhos levando diversos tipos de atendimentos às comunidades locais, como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, orientações em várias áreas, entrega de cobertores, alimentos, medicamentos e aplicação de vacinas. (Leonardo Cabral/Diarionline)