Ícone do site Pérola News

Presídio de Corumbá comemora Dia das Mães da Bolívia nesta sexta

As reeducandas bolivianas que estão custodiadas no Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano”, em Corumbá, terão um dia especial nesta sexta-feira (27). Na Bolívia é comemorado nessa data o Dia das Mães e a direção do presídio, em parceria com o Consulado Boliviano, preparou uma programação de atividades artísticas, com direito a distribuição de brindes.

Em Corumbá, as bolivianas representam mais de 40% do total de internas do regime fechado, sendo quase a totalidade envolvidas com o tráfico de drogas; destas, cinco estão custodiadas no presídio tendo a companhia de seus filhos pequenos.

De acordo com a direção do Estabelecimento Penal, a comemoração será realizada na quadra da unidade e contará com a presença do cônsul da Bolívia, Juan Carlos Mérida Romero, e de representantes da Associação dos Bolivianos de Corumbá. Está prevista a apresentação da Banda da Força Aérea Boliviana, do Grupo Musical Tradicional Boliviano, do Grupo de Balé de Puerto Suarez-Bolívia, além de apresentações de danças folclóricas, entre elas: Taquirari, Cumbia e Cueca.

Para celebrar a data, as reeducandas bolivianas também serão presenteadas com toalhas de banho, cobertores e produtos de higiene pessoal, e será servido uma refeição típica da Bolívia, além de bolos e refrigerantes.

A diretora do presídio, Laila Ramos Hassan, destaca que a comemoração “é uma das ações de humanização voltadas para a ressocialização das internas, visando despertar o potencial e o resgate dos valores humanos, no processo de autoconhecimento, de reconstrução de si e compreensão do outro na diversidade”. Segundo Laila, o evento só será possível graças à participação do Consulado Boliviano, importante parceiro nas ações voltadas às custodiadas dessa nacionalidade. “O senhor Juan Carlos sempre se fez presente dando assistência às reeducandas bolivianas, tanto material, quanto pessoal e jurídica. Também ajuda ofertando leite e fraldas descartáveis para os filhos delas”, comenta.

O consulado, conforme a diretora, atua em conjunto com o Setor de Saúde da unidade penal, dando assistência no fornecimento de medicamentos não oferecidos pela rede pública, e colabora com as assistentes sociais do presídio no contato com familiares.

 

Por: Da Redação

Sair da versão mobile