Corumbá

Prefeitura de Corumbá sorteia 236 casas populares do programa Pró-Moradia

Grávida, Gevanilda foi a primeira sorteada da tarde de ontem (Foto: Kleverton Velasques)

 

Grávida, Gevanilda foi a primeira sorteada da tarde de ontem (Foto: Kleverton Velasques)

A Prefeitura de Corumbá realizou na tarde desta quinta-feira (07) o sorteio das 236 casas populares construídas através do programa Pró-Moradia no bairro Aeroporto. Das 338 famílias cadastradas pelo Município, 102 vão aguardar a conclusão das outras unidades habitacionais que estão em fase de construção na mesma região. O sorteio, realizado no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató, serviu para determinar a quadra e o lote que serão ocupados pelos beneficiários.

“Todo o processo foi transparente, feito às vistas de todos e de forma muito democrática”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Luiz Mário Preza Romão. Ele também explicou que a Prefeitura está mantendo contato com as empresas concessionárias para realizar o ligamento da água e luz tão logo seja cumprida a ordem de reintegração de posse determinada pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Antes de entregar as chaves aos proprietários, a Prefeitura ainda fará uma vistoria nos imóveis para avaliar possíveis danos. Conforme a decisão do MPE, as pessoas que ocupam o conjunto de forma irregular desde agosto do ano passado, podem ser responsabilizadas pelos estragos. O conjunto habitacional é destinado a famílias de baixa renda, idosos, portadores de deficiência e servidores públicos municipais. Os investimentos somam cerca de R$ 11 milhões.

“É uma emoção muito grande”, afirmou Gevanilda Pires Malvino, primeira sorteada da tarde. Mãe de duas meninas, ela comemorou o fato da terceira filha dela – está grávida de seis meses – nascer já na nova casa da família. A criança vai se chamar Viviane. Também mãe de três meninas, Laurilea Mendes Francisco foi sorteada na sequência. “Foi uma maravilha”, resumiu a dona de casa, que hoje vive de aluguel. Ela vai ocupar o lote três da quadra 58.

Emocionada, Luizinedia Martinez Veterano não segurou as lágrimas quando ouviu seu nome ser chamado. “É uma benção de Deus”, disse a mãe de quatro filhos e que atualmente vive em uma casa cedida no bairro Popular Nova. Outra contemplada, Vandinéia da Silva Costa, também se emocionou muito ao ser sorteada. “É um presente de Deus”, afirmou. O nome de todos os sorteados será publicado no Diário Oficial de Corumbá e encaminhado ao Ministério Público.

O secretário municipal de Governo, Hélio de Lima, representou o prefeito Paulo Duarte no evento. Ele reforçou o compromisso da Administração com as famílias de baixa renda e aproveitou para pedir o empenho de todos na luta contra a dengue. A secretária de Assistência Social e Cidadania, Adréa Ulle, também participou da seleção realizada no Nação Guató.

 

Por: Da Redação