Corumbá

Prefeitura de Corumbá investe na saúde e constrói nova unidade no Bairro Guató

Nova Unidade de Saúde contará com 850 metros quadrados de área construída (Foto: Clóvis Neto)

 

Nova Unidade de Saúde contará com 850 metros quadrados de área construída (Foto: Clóvis Neto)

A Prefeitura de Corumbá continua ampliando a estrutura da rede para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde pública na cidade. Depois de entregar três novas unidades este ano, o Município está agora construindo uma Unidade Básica de Saúde no Bairro Guató, que será responsável pelo atendimento das 800 famílias do Residencial Ana Brites, bem como do entorno.

A obra esta em pleno andamento e é a quarta unidade nova que o prefeito Paulo Duarte vai colocar à disposição da população corumbaense. Somente este ano, o Chefe do Executivo entregou as unidades Padre Ernesto Sassida, no Bairro Dom Bosco; Dr. Humberto Pereira, no Nossa Senhora de Fátima, e a Luís Fragelli, no Universitário.

A nova unidade em construção está localizada na Rua José de Barros Maciel e integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), executado na cidade por meio de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura.

O prédio, concluído, contará com 850 metros quadrados. Será dotado de cinco consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de coleta de exames, farmácia, vacina, psicologia e serviço social, sala de curativo, salão para reuniões, auditório para 50 pessoas, além de dependências para os agentes de saúde, setor administrativos, copa/cozinha e sanitários.

Com a implantação dessa nova unidade, a comunidade da parte alta da cidade estará muito bem atendida por serviços de saúde pública. É que, além dela, a Prefeitura está ultimando os preparativos para a entrega da Unidade de Pronto Atendimento Médico 24 Horas (UPA-24 Horas) do Bairro Guató, o pronto socorro da região sul da cidade.

A UBS do Residencial Ana Brites deverá entrar em funcionamento agora, em 2015. Ela e as outras três entregues pelo prefeito este ano, fazem parte de um pacote de benefícios que está sendo cumprido pela Prefeitura, com investimentos de cerca de R$ 12 milhões em construções, reformas e ampliações de unidades de saúde, para ampliar a capacidade de atendimento à população, uma das prioridades do prefeito Paulo Duarte, além de programas e projetos em andamento ou em fase de implantação.

Além das unidades de saúde, a Prefeitura já entregou em 2014, o novo Laboratório Municipal de Análises Clínicas, junto ao complexo do hospital da cidade, ao lado do Pronto Socorro, que funciona em um prédio anexo ao Hemonúcleo, reformado e ampliado pelo Município, com recursos próprios.

Outro benefício para a população foi o Complexo da Saúde implantado na Rua América entre a Tiradentes e a América. Lá funcionam a Farmácia Central e a nova Clínica de Fisioterapia que, antes, junto com o Laboratório, estavam em um espaço inadequado, totalmente insalubre, no antigo prédio do Mercadão Municipal.

No complexo, além desses dois setores, funcionam também a Ouvidoria Municipal do SUS, a Vigilância Sanitária, a Vigilância de Saúde Ambiental e a Central de Estoques de Imunização.

 

Por: Da Redação