Corumbá

Prefeitura de Corumbá constrói pontes e beneficia região da Nhecolândia

 

As pontes que vão livrar região do isolamento durante as cheias no Pantanal (Foto: Kleverton Velasquez)

As duas pontes de madeira que estão sendo construídas pela Prefeitura no Pantanal da Nhecolândia, vai livrar a região do isolamento durante o período de cheias, melhorar o acesso às propriedades rurais existentes na localidade, bem como às cidades pantaneiras de Rio Verde e Coxim. As obras estão em andamento e a previsão é que estejam concluídas até o final do ano.

As pontes estão sendo construídas sobre a vazante do Riozinho, na Fazenda Guanandi, e na vazante Capivari, na Fazenda Campo Neta. A execução das obras foi uma orientação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), em atendimento à classe produtora e de moradores da região da Nhecolândia.

O chefe do executivo corumbaense inclusive, por meio de decreto, declarou de utilidade pública duas faixas de áreas nas propriedades rurais, para edificação das pontes, uma com 18 metros de extensão e a outra com 24 metros.

“A decisão do prefeito está atendendo um grande número de propriedades rurais na região, bem como a comunidade que reside local. Vai facilitar escoamento da produção, melhorar o acesso, inclusive às cidades existentes ao norte do Mato Grosso do Sul, Rio Verde e Coxim. Até o setor do turismo vai ganhar com estas duas pontes”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Pedro Paulo Marinho de Barros.

“É um pedido antigo de todos na Nhecolândia. Estas duas pontes vão livrar uma enorme região do isolamento. É que, durante as cheias, a região passa praticamente quatro meses completamente isolada por terra. Só se chega de avião. Nem trator transita por lá. Agora não, com as pontes, o acesso será praticamente o ano todo”, comentou.

Pedro Paulo lembra também que as duas obras vão permitir melhor ligação com o Paiaguás, ao norte de Corumbá, que faz divisa com o Mato Grosso. “Estas pontes vão melhorar o acesso à região norte de Corumbá, inclusive às cidades de Poconé e Cáceres”, completou.

Na segunda-feira (12), uma equipe da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, responsável pela obra, esteve fiscalizando as obras, orçadas em cerca de R$ 420 mil (fonte de recursos próprios – Fundersul). A primeira vistoriada foi a da vazante sobre o Riozinho, na Fazenda Guanandi, de propriedade da pecuarista Sandra Gomes da Silva. A segunda foi a da vazante Capivari, na Fazenda Campo Neta, de propriedade do pecuarista Benjamin Piveta Assunção.

A região da Nhecolândia é uma das maiores dentro do Pantanal sul-mato-grossense. Está localizada praticamente toda dentro do município de Corumbá e uma pequena parte em Rio Verde de Mato Grosso. Faz divisa ao norte com o Pantanal do Paiaguás. Estas duas regiões são divididas pelo Rio Taquari.

 

Por: Da Redação