Corumbá

Prefeitura atende mais de 500 ribeirinhos na região do Alto Pantanal com Programa Povo das Águas

 

Realizado pela Prefeitura de Corumbá, com a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o Programa Social Povo das Águas atendeu mais de 500 ribeirinhos na região do Alto Pantanal. A ação foi realizada entre os dias 17 e 23 deste mês e, novamente, seguiu um rigoroso protocolo sanitário contra a Covid-19.

Todos os servidores municipais e a tripulação da embarcação que dá apoio ao Programa Social foram testados uma noite antes do embarque. Os casos positivos e os que tiveram contato recente com pessoas com o novo Coronavírus não embarcaram, por isso a equipe foi reduzida nesta ação. Todos os positivados tiveram apenas sintomas leves e já retomaram suas atividades normalmente.

Apesar da equipe reduzida, os serviços foram todos prestados normalmente. Na área da Saúde, foram 328 atendimentos médicos, 385 procedimentos de enfermagem e 165 odontológicos. Foram distribuídos 272 kits-escovação e aplicadas 367 doses de vacina, sendo 295 contra a Covid-19. Foram realizados ainda 22 testes rápidos nos ribeirinhos e oito casos foram confirmados. Eles receberam medicação e orientações sobre a doença.

A equipe da Prefeitura também promoveu palestras com orientações sobre a Covid-19, H3N2, higiene, saúde, planejamento familiar e rodas de conversa sobre o Estatuto do Idoso: Direitos e Deveres, este último promovido pela de Coordenadoria de Políticas Públicas da Terceira Idade e Inclusão Social. Ainda na área da Assistência Social, foram entregues 132 lonas, 5 colchões, 143 cobertores e 151 cestas básicas e kits de higiene básica.

Houve ainda a realização de Oficinas de Sabão Caseiro na região do Castelo, da Ilha Verde, São Lourenço e Domingos Ramos, além da doação de 105 brinquedos da Estrela para as crianças ribeirinhas e a doação de 21 quilos de ração para cachorros, sendo que 32 cães e dois gatos receberam a vacina antirrábica. O Programa Social Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

*Comunicação PMC / Fotos: Clóvis Neto