
O prefeito Dr. Gabriel recebeu, na tarde desta quinta-feira, 08 de maio, a assessora especial da Presidência do Senado, Rose Modesto. O encontro contou com a presença da vice-prefeita, Bia Cavassa, de secretários municipais e diretores de fundações e agências da administração. Foram apresentadas reivindicações nas áreas de assistência social, habitação, educação, cultura, turismo e desenvolvimento humano.
Dr. Gabriel agradeceu a disponibilidade da assessora e reiterou o compromisso da administração com a busca de recursos federais. “A atuação técnica e responsável da nossa equipe nos permite avançar com projetos consistentes. Queremos aproveitar o momento para garantir investimentos estruturantes para Corumbá”, declarou.
Entre as principais reivindicações apresentadas durante a reunião, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Bia Cavassa, pediu apoio para projetos de proteção social e ampliação dos serviços às populações em situação de vulnerabilidade. Madson Ramão (Agência Municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Corumbá) solicitou suporte para a ampliação de programas federais voltados à construção e regularização de moradias populares.
Na área da educação, Mabel Sahib, secretária municipal da pasta, destacou a necessidade de recursos para obras e aquisição de equipamentos, aproveitando a abertura do novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR 5), anunciado pelo Ministério da Educação.
Michele Ferri, da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), pediu apoio para a retomada do Pantanal Extremo – Jogos de Aventura. “O Pantanal Extremo é o maior evento esportivo da cidade. No ano passado, não aconteceu, mas neste ano queremos retomar com força total e garantir a participação da população. O evento inclui várias modalidades: mountain bike, corrida de trilha, maratona aquática, tiro prático e canoagem.”

A situação do prédio do Museu de História do Pantanal (MUHPAN) também foi lembrada na reunião. “Quando assumimos, encontramos o prédio em estado de abandono. Para mim, trata-se do melhor museu do Estado, tanto pelo valor histórico do imóvel tombado quanto pelo acervo museológico que abriga. Mas hoje enfrentamos dificuldades na manutenção do espaço. Precisamos urgentemente de uma reforma no telhado e de obras estruturais importantes. Como se trata de um prédio tombado, não é qualquer empresa de engenharia que pode executar esse tipo de serviço”, contou Wanessa Rodrigues, diretora-presidente da Fundação da Cultura.
A doação do prédio do Centro de Convenções para o município pela SPU foi abordada pelo diretor-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Zelinho Carvalho. “A nossa intenção é garantir que o prédio seja doado à Prefeitura para que possamos realizar os investimentos necessários e garantir a continuidade das atividades. Se formos os responsáveis pelo prédio, isso nos dará maior autonomia para buscar investimentos e garantir recursos para melhorar a infraestrutura do local.”
Rose Modesto explicou que o Senado discute, neste semestre, a destinação de emendas de comissão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura e que pretende atuar junto aos ministérios para destravar projetos de interesse do município. “Nem sempre é preciso esperar por emendas parlamentares. Há caminhos diretos nos ministérios, com apoio técnico adequado, que podem liberar recursos importantes. Estou aqui para facilitar esse diálogo”, disse.
“Minha função hoje é assessorar. Se não tem ninguém de Corumbá em Brasília e precisa resolver algo, estou à disposição. Quero ser útil a Corumbá, estar ao lado de pessoas pelas quais tenho muito carinho e respeito”, afirmou. Os vereadores Chicão Vianna e Genilson José acompanharam o encontro institucional.
*Informações e fotos Comunicação PMC