O prefeito Marcelo Iunes visitou na manhã desta terça-feira, 13 de abril, as obras de pavimentação e concretagem do meio-fio no prolongamento da rua Major Gama, região do Morro da Formiga, e na rua Sargento Aquino e alameda Riachuelo, estas duas no bairro Centro América.
Nos três locais, o Município pavimenta as vias com blocos de concreto (lajotas sextavadas). As intervenções são realizadas com recursos próprios do Município – aquele proveniente dos impostos que a população paga, como o IPTU – e do financiamento do Fonplata.
Para os moradores a iniciativa é a concretização de um sonho e traz maior qualidade de vida. “Melhorou cem por cento a nossa rua. Moro aqui há 40 anos e ficou excelente. Muitos fizeram promessas e não cumpriram”, disse o aposentado Manoel Demétrio da Costa, que mora na rua Major Gama, na região do Morro da Formiga.
Marcílio Gonçalves, que mora naquela localidade há 35 anos, agradeceu ao prefeito a pavimentação do local. “Estamos muito felizes, só temos que agradecer, agora não estraga mais o carro da gente”, disse o morador.
Marcelo Iunes afirmou que sua administração tem o “compromisso de levar qualidade de vida para a população, dar dignidade e respeito para vocês. Muitos bairros da cidade precisavam de infraestrutura”. O chefe o Executivo Municipal informou que já solicita a empreiteira a conclusão do lajotamento de pequeno trecho do Morro da Formiga que ficou sem o pavimento.
No Centro América, o prefeito acompanhou o andamento das obras na alameda Riachuelo e rua Sargento Aquino. Ao conversar com moradores das vias beneficiadas com o lajotamento, Iunes antecipou novos investimentos em pavimentação de alamedas. “Vamos liberar a ordem de pavimentação em mais 12 alamedas para completarmos um total de 50. Estamos planejando a pavimentação em mais trinta alamedas”, afirmou.
“O projeto inicial do Fonplata não contemplava nenhum desses locais. Graças a uma reprogramação de todo trabalho, feita lá em 2017, conseguimos incluir várias outras regiões da cidade sem deixar de executar as intervenções já programadas”, explicou o prefeito Marcelo Iunes.
“Agradecemos de coração, moramos há 27 anos aqui e quando chovia era aquele problema”, disse Luiz Ferreira, morador da rua Sargento Aquino. Lá, a Prefeitura a pavimentação com blocos de concreto de 1.510 metros quadrados da rua e de 1.160 metros quadrados da alameda Riachuelo. No Morro da Formiga os serviços abrangem um total de 1.428,32 metros quadrados.
O Fonplata
O Município vai receber um total de 40 milhões de dólares do financiamento disponibilizado pelo Fonplata. Outros US$ 40 milhões, como contrapartida estabelecida pela parceria do Município e do Governo do Estado.
São cinco anos para execução total do projeto. Corumbá terá cinco anos de carência para iniciar o pagamento do financiamento, que deve ser quitado num período de 13 anos. Ao todo, o Município terá 18 anos para pagar o empréstimo de US$ 40 milhões contraído com o Fonplata.
São diversas ações voltadas para o desenvolvimento de áreas de recreação e descanso, infraestrutura de vias e drenagem, recuperação do patrimônio histórico e fomento do turismo.
*Informação do Portal da PMC