Depois de atender pela primeira vez no ano às regiões do baixo, médio e alto pantanal, o Programa Social Povo das Águas retorna ao Taquari levando atendimento médico, odontológico e de enfermagem, atendimento socioassistencial e educacional, orientações da Defesa Civil, vacinação e outros serviços. A equipe multidisciplinar vai embarcar às 18 horas de domingo, 10 de setembro, do Porto Geral. As atividades terão início na manhã da segunda-feira, nas regiões do Corixão e Cedrinho. O local de atendimento será no Porto Buritizal e no Porto do Sr. Paulo Amaro, das 09h às 13 horas.
Na terça-feira,12 de setembro, os serviços serão prestados nos Portos Sairu e Figueira, para que a população das Colônias do Bracinho e São Domingos possa ser assistida. No dia seguinte, moradores da Colônia São Domingos vão continuar recebendo os serviços, mas desta vez no Porto Sagrado. Habitantes da Colônia Cedro/Limãozinho devem se dirigir até o Porto Santa Ana para ir ao encontro do Povo das Águas. O último dia é reservado aos moradores da área do Rio Negro, no Porto 7 Irmãos. Os servidores municipais retornam ao Porto Geral no sábado, 16 de setembro.
A previsão é que novamente as 250 famílias cadastradas recebam os benefícios do programa, o equivalente a aproximadamente 900 pessoas, em cinco dias de atividades. Vão integrar a equipe 24 servidores do Município e o jornalista Fábio Marchi, do MS Diário, estará cobrindo a ação. Dessa vez, o Povo das Águas conseguiu parceria com o 17º Batalhão de Fronteira que vai ceder um médico e um técnico de enfermagem para esta edição do programa.
A população da região do Taquari vai receber cobertores e as crianças ganharão brinquedos doados pela ala feminina da Maçonaria Pharol do Norte. A ação vai contar com participação do agente comunitário de saúde Jones dos Santos Soares, servidor concursado que mora naquela região e atende normalmente aqueles moradores. Vacinação para humanos e a antirrábica para cães e gatos será aplicada.
Na última ação ocorrida no Taquari, na última semana de junho, foram entregues cestas básicas, kits de limpeza, escovas de dente, houve doações de roupas e lonas, orientações a respeito de plantio, acompanhamento do programa Bolsa Família, atualização de nomes junto ao Programa de Atenção Integral à Família, palestras sobre trabalho e abuso sexual infantil e realizados atendimentos médicos emergenciais, além de outros serviços.
Programa social realiza ações desde 2005
A administração municipal de Corumbá realiza ações de atendimento emergencial na região ribeirinha desde 2005, através do projeto “Prefeito Presente”. Naquela época, foi possível constatar enorme carência de atendimento básico na região ribeirinha. A administração municipal, sensibilizada pela ausência de serviços, criou o programa “Povo das Águas”, tornando-se Lei Municipal nº 2.263, em 24 de agosto de 2012.
O “Povo das Águas” tem o objetivo de subsidiar políticas públicas sociais para as comunidades situadas nas áreas ribeirinhas com participação das secretarias que compõem a Prefeitura Municipal de Corumbá. O intuito é realizar nove ações ao ano para que possa ser gerada continuidade ao atendimento às famílias dessas regiões com atividades que promovam saúde, assistência, educação, transporte, lazer, comunicação e economia que permitam mudanças na qualidade de vida dessa população. (Assessoria de Comunicação da PMC)