Corumbá

Povo das Águas realizou 1252 atendimentos médicos no Taquari

 

A 19ª edição do Programa Social Povo das Águas, realizada entre os dias 04 e 07 de agosto na região do Taquari, realizou 1.252 procedimentos só na área da Saúde. Apenas de consultas médicas, foram 36 no Cedrinho, 40 no Corixão, 102 no Porto Santa Ana, 110 no Sagrado, 40 no Porto Figueira e 35 no Porto Sairu, totalizando 363 atendimentos. Também foram realizados ações de enfermagem, serviços odontológicos, atendimentos de enfermagem, vacinas, educação em saúde, pesagem de crianças e fisioterapia.

A Secretaria de Saúde disponibilizou dois médicos, dois dentistas, duas técnicas de enfermagem, dois auxiliares de dentista, duas vacinadoras, um fisioterapeuta, uma enfermeira e um agente comunitário de saúde para o atendimento na região do Taquari. Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania enviou duas profissionais para a ação. Além de fazer a inserção das famílias no Cadastro Único do Governo Federal, que permite aos cadastrados participaram de programas de transferência de renda da União, elas entregaram benefícios eventuais às famílias ribeirinhas.

Durante os quatro dias da ação foram entregues 245 cestas básicas, 594 colchas, 396 mosquiteiros e 44 kits-bebês. No mesmo período, duas professoras da Secretaria Municipal de Educação realizaram atividades lúdicas e de desenvolvimento sócio-educacional com as crianças das águas. A Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário e a Defesa Civil também integram o Programa Social, coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais.

20ª ação

A 20ª edição do Povo das Águas acontece no período de 03 a 07 de setembro e a equipe deixa a área urbana corumbaense no domingo (02), às 21 horas, com destino ao Porto Maracangalha, para atender a comunidade ribeirinha residente na região de Domingos Ramos. A ação começa às 08 horas do dia 03 de setembro, no Porto Maracangalha, beneficiando os moradores da região de São Domingos Ramos. Os serviços vão até as 15 horas.

Na terça-feira, dia 04, os serviços serão disponibilizados no Porto do Zequinha, no Castelo, das 08 às 12 horas, e na Ilha Verde (Porto Laranjeira), no Paraguai Mirim, das 14 às 17 horas. Na quarta-feira, dia 05, a ação acontece na extensão Paraguai Mirim da Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança, das 08 às 12 horas. Neste mesmo dia serão assistidos os ribeirinhos cadastrados na região do São Francisco, Bonfim, Mato Grande e Porto Chané, das 14 às 17 horas.

Na quinta, dia 06, a equipe vai atender os moradores das regiões do Amolar e Barra do São Lourenço, no período das 08 às 15 horas, na Escola Municipal Pólo Porto Esperança, Extensão São Lourenço. Já na sexta –feira, dia 07, o atendimento continua na região do São Lourenço, beneficiando as comunidades mais isoladas do alto Pantanal, na região do Rio São Lourenço até o Porto Novo Horizonte.

No retorno à área urbana de Corumbá, a equipe atenderá os moradores das regiões do Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura. A chegada na cidade acontece no sábado, dia 08 de setembro. Transformado em Lei Municipal pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, o Povo das Águas é coordenado pela secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira.

 

Por: Da Redação