Entre os dias 12 e 19 de dezembro, a Prefeitura de Corumbá atendeu as famílias ribeirinhas da região do Rio Taquari com o Programa Social Povo das Águas. Coordenado pela Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas, a ação distribuiu 230 cestas básicas, lonas e água potável (doação da Pit Stop Conveniência) para os moradores do Rio Negro e da Colônia do Cedro, onde a seca do rio foi sentida com maior intensidade.
Também foram entregues 230 panetones doados à Ação Social por diversos parceiros. Na área da Assistência Social o CRAS Itinerante atendeu 213 famílias e todas realizaram a atualização do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), do Governo Federal. Outras 44 pessoas foram incluídas no CAD Único e 92 tiveram os dados atualizados no sistema. Encaminhamentos e orientações gerais somaram 113.
Na área da Saúde foram 68 atendimentos médicos, 230 procedimentos de enfermagem e 68 odontológicos, que resultaram em 311 procedimentos. Foram entregues 301 kits escovas e 43 pessoas receberam aplicação de flúor. 84 tiveram o cartão de vacina atualizado. A equipe ainda realizou palestras sobre higiene e saúde em todos os portos: Rio Negro, Corixão, Cedrinho, Colônia do Bracinho, São Domingos, Colônia do Cedro e no Limãozinho.
A atuação do Programa Social Povo das Águas atende um rígido protocolo de biossegurança contra a Covid-19. Todos os servidores são testados antes da viagem. A medida busca evitar que a doença atinja os ribeirinhos que vivem nas regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense.
Para o Taquari, a equipe foi reduzida e viajou em três caminhonetes traçadas e um caminhão cedido pela Secretaria Municipal de Educação, que teve que fazer mais de uma viagem para conseguir levar todo material até os locais atendidos. O Povo das Águas reúne servidores da Secretaria Especial de Cidadania, Saúde, Assistência Social, Defesa Civil e Educação.
*Comunicação PMC