Corumbá

Povo das Águas atendeu mais de 200 famílias ribeirinhas na região do Alto Pantanal

 

O programa social Povo das Águas levou atendimento a 201 famílias durante ação executada entre os dias 02 e 07 de outubro na região do Alto Pantanal. Realizado pela Prefeitura de Corumbá, sob coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

Foram realizados 253 atendimentos médicos, 291 atendimentos de enfermagem, 65 atendimentos odontológicos com 104 procedimentos odontológicos, além da entrega de 210 kits de escovação dentária e 67 aplicações de flúor. Houve a aplicação 194 doses de vacinas de rotina em 93 pessoas, sendo 41 adultos e 52 crianças. Também foram aplicadas 32 doses de vacinas contra a covid-19 e 33 contra influenza H1N1.

A equipe da Saúde Municipal ainda realizou atendimento a 159 famílias e fez 03 curativos e 09 visitas domiciliares. Atendeu 09 pacientes com HA/DM e 02 diabetes melitos. O Povo das Águas ainda fez o atendimento a 05 urgências de pessoas com pressão alta. Houve 67 aplicações de medicação injetável e outras 03 medicações endovenosa/inalação e foram promovidas 07 palestras com orientações em saúde.

Durante os trabalhos na região do Alto Pantanal foram 39 ações de planejamento familiar (medicação); 81 atendimentos para hipertensão arterial (medicação) e 07 em saúde mental; 04 gestantes foram atendidas. Também foi realizado o atendimento médico de 46 crianças e administração de vitamina A para 05 pessoas. Foram realizados 05 testes rápidos de gravidez e 10 atendimentos psicossociais.

O CRAS Itinerante realizou o atendimento a 201 famílias totalizando 662 pessoas; também promoveu 201 encaminhamentos e orientações; 13 atualizações do PAIF. Ainda foram 69 atualizações do Cad Único e 05 inclusões no Cad Único; além de 18 registros de BPC/Idoso e Deficiente.

As equipes também fizeram 27 visitas domiciliares, entregaram 175 cestas básicas com kits de limpeza e higiene e 39 lonas e de 02 colchões de solteiro. O programa Fluxo Legal fez a entrega de absorventes higiênicos para 93 mulheres.

O Povo das Águas fez a distribuição de 272 frascos de hipoclorito de sódio e transmitiu orientações a 78 ribeirinhos sobre os cuidados com a água para consumo. Levou atividades lúdicas e pedagógicas para 137 crianças e adolescentes e fez 200 distribuições de saquinhos com guloseimas.

Foram executados 28 procedimentos para emissão de RG. Houve, ainda, a participação do IMASUL, por meio da Gerência de Recursos Pesqueiros e Fauna – Campo Grande/MS, sendo representada pela bióloga e gestora de Processos, Mariana Macieira Borges, e da Tayanara Aparecida Maciel da Silva (Gestão Operacional). O Imasul promoveu 37 atendimentos do Imasul para emissão de Autorizações Ambientais para a Pesca Comercial (AAPC) que serão entregues na próxima ação de janeiro 2024. O Imasul também realizou 52 para informações e esclarecimentos para atendimento em janeiro de 2024.

Nesta edição, houve a participação do superintendente Federal de Pesca e Aquicultura, Julio Cleverton dos Santos (Julio Buguelo) e da chefe de Serviço da Superintendência, Vilma Galvão da Rosa, responsável pela Coleta de Documentos para a Aquisição da Licença de Pescador Profissional Artesanal (Carteira de Pesca Federal).

Por parte da DPU/CG foram realizados 35 atendimentos, sendo Salários Maternidade/INSS (06); Aposentadorias/INSS(04); Auxílio Doença/INSS (04); Seguro Defeso (16); Imigração (01) e Regularização de Imóvel/Área (04).

Também foram realizadax palestras referentes à Campanha Outubro Rosa, com orientações sobre o Autoexame de mamas e a equipe vestiu as camisetas da cor da campanha, como forma de alerta para a população ribeirinha. Também houve a participação de um técnico da Secretaria Municipal de Educação, que ouviu as comunidades onde possuem escolas da Rede Municipal de Ensino, para fazer um levantamento das questões abordadas.

O Programa Povo das Águas é coordenado pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, e reúne servidores das secretarias de Assistência, Saúde, Educação, Governo, Defesa Civil e Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

*Comunicação PMC