Corumbá

Povo das Águas atende ribeirinhos pantaneiros a partir de quinta

Ação começa na quinta e vai até a próxima terça-feira (Arquivo)

 

A Prefeitura de Corumbá inicia na próxima quinta-feira, dia 1º de novembro, a 22ª edição do Programa Social Povo das Águas. Desta vez será atendida a comunidade ribeirinha da parte alta do Pantanal corumbaense. A ação foi idealizada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e é coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. Está permitindo levar diferentes tipos de atendimentos àquelas pessoas ribeirinhas que residem em áreas de difícil acesso.

Durante seis dias, a equipe vai disponibilizar os mais diferentes tipos de atendimentos para as pessoas que residem nas localidades de Capim Gordura, Piuval, Baia do Tuiuiú, Domingos Ramos, Castelo, Paraguai Mirim, São Francisco, Bonfim, Mato Grande, Porto Chané, São Lourenço e Porto Novo Horizonte.

A equipe deixa Corumbá no dia 31 de outubro. O embarque está programado para o estaleiro do Tamengo. O atendimento começa no dia 1º de novembro na região de Domingos Ramos. Neste dia, a equipe da Prefeitura estará no Porto Maracangalha, das 8h às 15 horas, para atender a comunidade local.

No dia 02, sexta-feira, serão atendidos os ribeirinhos do Castelo. O serviço estará no Porto Zequinha durante toda a manhã. Já no período vespertino, das 14h às 17 horas, os profissionais estarão na Ilha Verde, no Porto Laranjeira, onde atenderão os moradores da região do Paraguai Mirim.

No dia 03, sábado, os trabalhos serão realizados na Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança – Extensão Paraguai Mirim, das 8h às 12 horas, quando serão atendidos os ribeirinhos do São Francisco, Bonfim, Mato Grande e Porto Chané.

No domingo, dia 04, a equipe estará na Extensão São Lourenço da Escola Porto Esperança, entre as 8h e às 15 horas, para atendimento às comunidades de toda aquela região, incluindo o Amolar. Na segunda-feira, dia 05, serão atendidos os moradores da região do São Lourenço até o Porto Novo Horizonte. O retorno da equipe será no dia 06 e nesta volta, serão atendidas as famílias que residem no Capim Gordura, Piuval e na Baia do Tuiuiú.

Ação começa na quinta e vai até a próxima terça-feira (Arquivo)

Serviços

Durante os seis dias, o Povo das Águas vai disponibilizar atendimentos médicos, odontológicos, sociais, educacionais e assistenciais para os moradores destas localidades. A ação é desenvolvida em parcerias com as secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Saúde, Educação, a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário e a Defesa Civil.

Esta é a sétima edição de 2012. Outras duas estão programadas para acontecer até dezembro, quando a equipe volta às comunidades localizadas no Taquari e no Baixo Pantanal. Implementado pelo prefeito Ruiter, o Programa Social deu origem a Lei Municipal nº 2.264, que transformou a ação em Política Pública do Município de Corumbá.

 

Por: Da Redação