A implantação de uma linha com duas viagens semanais, foi a sugestão apresentada à Câmara Municipal de Corumbá pela direção da Viação Cidade Corumbá, para atender a comunidade da região de Porto da Manga com transporte coletivo de passageiros.
A proposta foi encaminhada ao presidente do Poder Legislativo Corumbaense, Evander Vendramini (PP), e é resultado de uma solicitação do vereador Baianinho (PSDB), apresentada durante sessão ordinária da Câmara, solicitando este serviço para atender os moradores da Manga.
“A proposta é fazer duas viagens semanais, uma na segunda-feira e a outra na sexta-feira”, explicou o diretor da empresa, Youssef Ali Younes. Segundo ele, por se tratar de uma comunidade que sobrevive da pesca, principalmente, a sugestão é que “se fixe uma tarifa pública social de R$ 2,00, ao alcance, portanto, da maioria das pessoas que necessitam do translado até o centro de Corumbá”, sugeriu, a exemplo do que já é praticado nas linhas rurais, cujo custo do sistema é coberto via subsídio, já que esta tarifa não cobre as despesas.
Youssef explicou ainda que a solicitação do vereador Baianinho procede, principalmente pelo fato de que vai livrar a comunidade da Manga do esquecimento, que não conta com uma série de serviços públicos, apesar de estar distante 60 quilômetros da área urbana de Corumbá.
“Tendo em vista que a região conhecida como Porto da Manga se dá a 60 km de Corumbá/MS, em área rural, que o Poder Pública anseia por satisfazer as necessidades mais básicas das comunidades carentes, que o transporte público é antes um dever social, mas serviço essencial, que a característica socioeconômica da região é de relevante nível de pobreza e evasão escolar, propomos um atendimento de transporte coletivo que seja viável para todas as partes envolvidas”, citou o diretor em seu ofício encaminhado à Câmara.
Agora, a implantação da linha ligando a área urbana de Corumbá à localidade de Porto da Manga, depende da Prefeitura Municipal, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat).
Baianinho informou que já está agendando um encontro com o prefeito Marcelo Iunes para tratar do assunto. “Esta foi uma grande conquista tanto nossa quanto da comunidade de Porto Esperança que me passou esta reivindicação. Acreditamos que, em breve, o prefeito vai atender esta solicitação e implantar a linha de transporte coletivo para atender os moradores daquela região”, destacou. (Assessoria da Câmara)