O deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) apresentou hoje, 23, na sessão legislativa dois requerimentos ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O objetivo é aumentar o policiamento e a segurança na parte alta da cidade devido ao aumento da criminalidade na região, bem como na fronteira com a Bolívia.
O primeiro requerimento se refere ao aumento no efetivo policial em Corumbá, com o envio de mais 20 novos policiais militares. “Há uma turma de novos soldados finalizando o curso preparatório, e seria importante para nossa cidade que alguns deles fossem enviados para Corumbá”, ressaltou o deputado.
Evander pede ainda a reativação da base comunitária da parte alta. “A população corumbaense está, em sua maioria, concentrada naquela região, que abrange pelo menos 20 bairros e boa parte do comércio varejista. É imprescindível a presença de policiais, porque isso, por si só, já intimida as ações de bandidagem”, avaliou.
As proposições foram uma demanda dos vereadores corumbaenses Roberto Façanha (presidente da Câmara) e Raquel Bryk.
Pontes da região do Nabileque
O deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) esteve na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) na manhã desta terça-feira, 23, para discutir a situação das pontes da bacia do Nabileque, região pantaneira de Mato Grosso do Sul, entre a Serra da Bodoquena e o Rio Paraguai.
Conforme o progressista, as pontes de madeira foram destruídas por incêndios durante a estiagem do ano passado e, à época, o Governo do Estado se propôs a substituí-las por pontes de concreto. “A Agesul já tem os projetos para as novas pontes. No entanto, devido a procedimentos como de licitação, isso leva tempo. Por isso, estamos aqui para pedir agilidade”, informou o parlamentar.
Evander cobrou ainda que a Agesul faça desvios e novos acessos para garantir a trafegabilidade no local, com a manutenção das estradas. “Precisamos de mais agilidade na finalização dessas obras, porque elas vão facilitar o deslocamento, principalmente durante a cheia, do gado, além de facilitar o transporte e escoamento da produção agrícola e o acesso dos estudantes às escolas”, defendeu Evander.
Participaram da reunião o presidente da Assomasul, prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, os prefeitos de Anastácio, Nildo Alves de Albres, de Corumbá Marcelo Iunes, e de Miranda, Edson Moraes de Souza, o presidente da Alems, deputado Paulo Correa, o ex-prefeito de Rio Verde, Mário Kruger, o diretor de manutenção de rodovias da Agesul, Mauro Azambuja Rondon, e produtores rurais da região do Nabileque.
*Adriana Viana – Assessoria de Imprensa