Corumbá

Policiais são homenageados em Corumbá por ações de combate à criminalidade

 

Policiais militares que se destacaram em ações de combate à criminalidade em Corumbá e Ladário, durante o ano de 2017, foram homenageados ontem, sexta-feira (05), pelo comando do 6º Batalhão de Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

A solenidade aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Corumbá e foi dirigida pelo comandante do 6º BPM, tenente-coronel Massilon de Oliveira e Silva Neto. O ato contou com as presenças de autoridades civis e militares e o vereador Tadeu Vieira (PDT), representou a Casa de Leis e o presidente do Poder Legislativo, Evander Vendramini (PP).

Pelo 3º Pelotão de Ladário foram premiados os soldados De Avilla, Bispo e Pavão, que receberam seus prêmios das mãos do major Cláudio Bezerra, vereador Tadeu Vieira e do tenente-coronel Silva Neto, respectivamente.

Já os policiais destaques de 2017 do 6º Batalhão que atuam em Corumbá, foram o cabo Roberto e os soldados Maicon e Lacerda. Eles receberam seus prêmios das mãos do vereador Tadeu Vieira, coronel Donato Herrera Saldanha (comandante de Fronteira Policial da Província de Germán Busch-Bolívia) e tenente-coronel Silva Neto.

Além do Prêmio Destaque de 2017, o comando da Polícia Militar de Corumbá prestou também homenagens a outros integrantes da instituição, em reconhecimento aos serviços prestados no ano passado, como foi o caso da soldado Lana, que recebeu um prêmio das mãos da major Katiane Almeida, sub-comandante do 6º BPM, como forma de reconhecimento ao seu empenho, compromisso e dedicação ao serviço policial militar.

Além disso, foi feita a leitura de elogios a todos os policiais que se destacaram em ações de combate à criminalidade durante o último ano, bem como em atos de solidariedade, carinho e respeito pela população corumbaense e ladarense.

O ato marcou ainda a incorporação de novos policiais, bem como a entrega de certificado de Amigos da Polícia Militar entregues pelo comandante Silva Neto.

O vereador Tadeu Vieira foi um dos agraciados com o título. Na oportunidade ele voltou a cobrar do Governo do Estado, melhores condições de trabalho para os policiais locais, não só do BPM, mas também da Polícia Civil. Disse inclusive que, hoje, “a Guarda Municipal de Corumbá está mais bem equipada que a PM, inclusive com um contingente superior”, mas que “mesmo assim, os policiais locais, com muita força de vontade e dedicação, estão fazendo um trabalho digno de elogios. Vocês são heróis”, enfatizou, se dirigindo ao plenário tomado por policiais militares.

Fez um elogio ainda ao trabalho desenvolvido em parceria com a as forças militares da Bolívia e fez um apelo à Associação dos Policiais Militares para que, nos concursos públicos, as vagas disponibilizadas para a região de Corumbá e Ladário, sejam disputadas por pessoas da região. “Como é aberto, vem candidatos de todas as cidades e quem passa e é de fora, fica aqui alguns meses e pedem transferência. Isto influi e muito nessa defasagem. Vocês, da Associação, devem lutar por isso”, cobrou.

O comandante Silva Neto também enalteceu o trabalho dos policiais militares e Corumbá e Ladário. Disse sentir “orgulho” por tudo que desenvolvem, não só dentro da instituição, mas fora também, em apoio à comunidade, por meio de ações sociais de caráter preventivo, como o PROERD, Karatê.com, e Mulher Segura.

Destacou o trabalho de toda a equipe que desenvolve operações para manter a segurança da região pantaneira, mas não se esqueceu de enaltecer todos aquele que atuam na área administrativa e em outros setores, dando suporte para um bom desempenho das funções de uma forma geral.

Agradeceu as parcerias estabelecidas com as autoridades de segurança pública da Bolívia (fronteira), com comerciantes locais, com a Câmara Municipal e os vereadores corumbaenses, “importantes para o sucesso do trabalho visando o combate à criminalidade”.

Em um rápido balanço, Silva Neto citou que, em 2017, a Polícia Militar de Corumbá realizou diversas ações com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade nos dois municípios. Foram mais de 20 mil abordagens que resultaram na prisão de 220 foragidos da justiça; 56 veículos recuperados, e mais de 60 armas de fogo apreendidas. Destacou também a reativação da Base Comunitária da Nova Corumbá, que tem contribuindo para a segurança dos moradores da parte alta da cidade. (Assessoria de Comunicação)