Corumbá

Policiais Comunitários diminuem roubos aos comércios na área de atuação

Policiamento Comunitário do 6ºBPM (Foto: Divulgação)

 

Policiamento Comunitário do 6ºBPM (Foto: Divulgação)

O Policiamento Comunitário foi intensificado na parte alta de Corumbá no início no mês de março de 2012. Entende-se por parte alta da cidade um aglomerado de bairros populosos como: Popular Nova, Jardim dos Estados, Guarani, Nova Corumbá, Loteamento Pantanal, Guanã, Guaicurus, João de Deus, Primavera e outros.

Nestes locais há um grande número de comércios como: açougues, mercearias, mercados, lojas de materiais de construção, conveniências, farmácias, posto de combustível, entre outros, totalizando quase uma centena. Antes da atuação efetiva do policiamento comunitário na região, quase que diariamente aconteciam roubos nestes comércios, onde era comum em um período de duas semanas acontecerem vários roubos em um só estabelecimento.

Desde dezembro de 2010 Corumbá conta com a Base Comunitária de Segurança, instalada no bairro Nova Corumbá, que através de seus integrantes vem desenvolvendo diversas atividades orientadas pela filosofia de Polícia Comunitária, através de palestras realizadas junto as escolas , reuniões com a comunidade, visitas comunitárias aos comércios, residências, lideranças comunitárias além do desenvolvimento de ações ostensivas preventiva, realizando a abordagem e checagem de pessoas suspeitas.

Devido a estas ações de polícia comunitária, o último roubo ocorrido aos comércios do setor foi no dia 07 de fevereiro de 2013, completando na data de hoje dia 30 de julho, 173 dias sem roubos aos comércios da região.

Isso é um demonstrativo da eficiência que o policiamento comunitário pode proporcionar à população, principalmente se é feito por policiais comprometidos com a causa e instruídos para trabalharem dentro da filosofia desse policiamento.

Conforme palavras do comandante da Base Comunitária de Segurança, 2º tenente Araújo, essas ações vem ao encontro das necessidades de segurança da comunidade corumbaense e são realizadas dentro do que preceitua a filosofia de Polícia Comunitária e buscam a aproximação cada vez maior entre a comunidade e a Polícia, para que surjam soluções para os problemas recorrentes de violência e criminalidade. (Assessoria de Comunicação Social do 6º BPM)

 

Por: Da Redação