Com alvos em Corumbá e Campo Grande, a operação Independência foi deflagrada nesta quarta-feira (dia 12) pela PF (Polícia Federal) para combater desvio de recursos públicos na reforma da Praça da Independência.
A obra sob suspeita fica em Corumbá. A operação, em parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União), cumpre oito mandados de busca e apreensão na casa de empresários e funcionários públicos ligados à administração de 2013 a 2016 em Corumbá. Neste período, o prefeito era Paulo Duarte. A reportagem não conseguiu contato com o ex-prefeito.
Segundo as investigações, o grupo criminoso teria sido favorecido na celebração do procedimento licitatório, além de não ter entregue, ou ter entregue apenas em parte, a obra de reforma da Praça Independência. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Corumbá.
Os investigados poderão responder por crime de peculato e frustração de caráter competitivo do processo licitatório. O nome da operação é alusivo à Praça Independência, centenária e localizada no Centro de Corumbá. Em Campo Grande, há equipe da PF em frente ao edifício Grand Palais, na Rua Antônio Maria Coelho.
*Informação do Portal Campo Grande News/Foto em destaque: Portal Diário Corumbaense