O prefeito eleito de Corumbá, Paulo Duarte, apresentou nesta quarta-feira, dia 14, a nova estrutura administrativa da Prefeitura de Corumbá. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. A partir de janeiro do ano que vem o organograma do Executivo Municipal contará com nove secretarias: Secretaria de Governo; Secretaria de Fazenda e Planejamento; Secretaria de Gestão Pública; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável; Secretaria de Produção Rural; Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços; Secretaria de Educação; Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Também foram criadas a Controladoria-Geral e a Coordenadoria de Segurança Pública.
Além disso, foram instituídas quatro fundações: Fundação de Turismo, Fundação de Esporte, Fundação de Cultura e Fundação Instituto de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico. Além do desmembramento da atual Fundação de Cultura e Turismo, a nova estrutura transforma a Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (FUNTERRA) na Fundação de Meio Ambiente do Pantanal. Desta forma, os assuntos relacionados ao desenvolvimento agrário ficarão a cargo da Secretaria de Produção Rural.
Paulo Duarte destacou que o objetivo da reestruturação é “facilitar a captação de recursos públicos e privados, melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão, diminuir a burocracia, agilizar as ações fundamentais para o desenvolvimento da cidade com a atração de mais recursos e investimentos, de forma a cumprir todos os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral”.
O prefeito eleito também anunciou mais cinco nomes que irão compor sua gestão a partir de janeiro de 2013. O atual secretário de Educação, professor Hélio de Lima, será o futuro secretário de Governo. A Secretaria de Educação passará a ser comandada pela professora Roseane Limoeiro Pires da Silva, que atualmente é supervisora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (REME). O engenheiro civil Luiz Mário Preza Romão vai assumir a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos. A geógrafa Luciene Deová continuará à frente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e a futura primeira-dama e arquiteta Maria Clara Scardini vai comandar a recém-criada Fundação Instituto de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico.
Durante o anúncio dos gestores, Paulo Duarte garantiu que a equipe estará toda formada até o início de dezembro e que irá exigir dos integrantes o planejamento de – no mínimo – um ano das ações a serem executadas na administração municipal. Duarte também reafirmou o compromisso de trabalhar com uma equipe integrada. “Já temos grande parte da equipe formada e estamos escolhendo as pessoas que trabalharão conosco de forma cuidadosa e com muito critério. Queremos que a pessoa escolhida tenha conhecimento técnico de sua área e, principalmente, comprometimento com o nosso projeto, que foi conversado e apresentado para a população corumbaense durante a nossa campanha”, afirmou o prefeito eleito de Corumbá.
No final de outubro, as gestoras da Fundação de Turismo e da Fundação de Cultura já tinham sido anunciadas e as pastas ficaram sob a responsabilidade da turismóloga Hélènemarie Dias Fernandes e da vice prefeita eleita, Márcia Rolon, respectivamente.
Currículos:
Secretaria Municipal de Governo – Hélio de Lima, 58 anos: É mestre em Educação pela Universidade Federal de MS com especialização em Língua Portuguesa. Ex-chefe de Gabinete do Governador Zeca do PT, Hélio de Lima foi Secretário de Estado de Educação de Mato Grosso Do Sul e atualmente ocupa o cargo de Secretario Municipal de Educação de Corumbá.
Secretaria Municipal de Educação – Roseane Limoeiro Pires da Silva, 49 anos: É formada em Letras pela Universidade Federal de MS – Campus do Pantanal com especialização em Língua Portuguesa. Professora das redes municipal e estadual de ensino, atua como Supervisora do Ensino Fundamental da SEMED. Roseane é conselheira do Conselho Municipal de Educação, responsável pela Olimpíada da Língua Portuguesa e coordena o Prêmio Professor por Excelência.
Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos – Luiz Mário Preza Romão, 56 anos: É engenheiro civil e atuou durante 11 anos na iniciativa privada. Ele é funcionário municipal concursado e já foi Secretário Executivo de Habitação e Regularização Fundiária nesta administração. Atualmente, desempenha o cargo de Subsecretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos.
Fundação de Meio Ambiente do Pantanal – Luciene Deová de Souza, 37 anos: É geógrafa com mestrado em Estudos Fronteiriços, especialista em Estudos Ambientais em Micro Bacias Hidrográficas, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Atualmente, é diretora presidente da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário. Possui amplos conhecimentos em sensoriamento remoto, geoprocessamento, licenciamento ambiental e avaliação de impactos ambientais.
Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico – Maria Clara Mascarenhas Scardini, 38 anos: É formada em Arquitetura e Urbanismo pela UNIDERP – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Na graduação, defendeu tese em Preservação e uso do Patrimônio Histórico Arquitetônico para Cultura. Cursou Artes Visuais na UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Faculdade de Artes Cênicas na UNIDERP. Trabalhou no Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação de Cultura do Estado de MS, onde participou da implantação de estudos de fachadas para etnias do Projeto Habitacional Che Rogami, fez parte do Grupo Técnico do Plano de Manejo da Estrada Parque Pantanal e foi gerente administrativa e responsável técnica em empresa privada, executando obras públicas nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura e segurança pública.
Por: Da Redação