Corumbá

Passarelas garantem mais segurança para pedestres na Rio Branco

Na Rio Branco, pedestres têm mais segurança com novos equipamentos implantado (Foto: Kleverton Velasques)

 

Na Rio Branco, pedestres têm mais segurança com novos equipamentos implantado (Foto: Kleverton Velasques)

As três passarelas construídas pela Prefeitura de Corumbá na avenida Barão do Rio Branco garantem maior segurança aos alunos das escolas Delcidio do Amaral, Castro Brasil e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal. As faixas elevadas são dotadas de toda infraestrutura necessária também aos portadores de necessidades especiais.

“Uma vez quase fui atropelada por um veículo aqui na Rio Branco. Agora temos mais segurança para transitar, atravessar a avenida de um lado para o outro”, afirmou a professora aposentada Darcy Silva da Costa, 75 anos. Ela havia acabado de deixar a escola Castro Brasil onde estudam dois netos. “Melhorou muito. Hoje, temos mais segurança e os alunos, principalmente”, concluiu.

Além das passarelas, a Prefeitura sinalizou toda a via, melhorando a orientação dos motoristas e pedestres. Antes, a Rio Branco já havia sido recapeada, no trecho entre a Albuquerque e Nossa Senhora da Candelária, com utilização de material conhecido como Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que possibilita uma vida útil bem mais longa.

Os serviços, executados com recursos próprios do Município, fazem parte de um amplo projeto de modernização da nova entrada de Corumbá, que prevê inclusive intervenções na BR-262 e no Portal de entrada da cidade. A ação tem a parceria da Vale e da Votorantim. A mineradora repassou, através de convênio, R$ 300 mil à Prefeitura, e a Votorantim vai repassar parte dos materiais necessários para pavimentar a avenida Senador Paulino Lopes da Costa.

Projeto

Além das intervenções na Rio Branco, o projeto da Prefeitura também estabelece serviços nas avenidas Gaturama, Senador Paulino Lopes da Costa e Nossa Senhora da Candelária, bem como na BR-262, nas proximidades do Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros.

As obras previstas vão permitir que todos os veículos que chegarem à principal cidade do Pantanal sul-mato-grossense passem por dentro do portal de entrada de Corumbá, um dos cartões postais do município, o que não ocorre hoje. No local a via será duplicada nos dois sentidos, extinguindo a rotatória existente.

Pelo projeto, o acesso a Ladário será pelo trajeto atual. Já quem for deixar o município vizinho deverá fazer o retorno na rotatória que será construída no cruzamento da Gaturama com a Paulino Lopes da Costa, por onde trafegam os caminhões com destino ao Porto de Corumbá. Esta segunda rotatória vai ordenar o fluxo no local.

Outra obra será executada na BR-262, em frente ao Parque de Exposições. No local será construída uma grande rotatória, permitindo acesso ao local sem restringir o tráfego na BR-262. Está prevista também uma mudança na avenida Nossa Senhora da Candelária, que será a uma das entradas para quem chega a Corumbá de carro ou ônibus. A outra é pelo Anel Viário, que liga a BR-262 aos bairros da parte alta e à Bolívia.

O trecho da Albuquerque até a Gaturama será exclusivo para quem seguir no sentido Campo Grande – Corumbá. Essa medida vai eliminar as rotatórias que atualmente existem no cruzamento da Candelária com a Gaturama e na Gaturama com a Albuquerque. Nas obras estão sendo investidos mais de R$ 1,6 milhão.

 

Por: Da Redação