Ícone do site Pérola News

Passarela do samba é tomada pelo público durante ensaio técnico em Corumbá

Para aumentar ainda mais a expectativa para as duas noites de desfile das escolas de samba de Corumbá, no domingo e segunda, 02 e 03 de março, o público prestigiou o ensaio técnico realizado no sábado (22), seguindo a ordem de apresentação das agremiações.  

Organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), o ensaio é a oportunidade para testar o sistema de sonorização e a chance para o público se familiarizar com os sambas e particularidades de cada agremiação.

“Esse momento é de extrema importância, pois as escolas de samba conferem  as dimensões da avenida, podem testar o som com as baterias, fazer os devidos ajustes do casal de mestre-sala e porta-bandeira, o posicionamento da comissão de frente, ainda mais com a novidade que houve, para este ano, que é o deslocamento um pouco mais para dentro da avenida da cabine dos jurados. As escolas trazem um pouco daquilo que será apresentado por cada uma delas no dia dos desfiles, fazendo um show também para o público”, explicou o presidente da Liesco, Victor Raphael.

As agremiações tiveram um percurso mais curto, começando na rua Frei Mariano esquina com a Delamare, entrando pela avenida General Rondon até as ruas Quinze de Novembro e Sete de Setembro. Cada escola teve o tempo de 40 minutos para a apresentação e cinco minutos para o aquecimento.

Mestre Igor, que comanda a bateria Furacão, da Unidos da Major Gama, falou sobre a importância do ensaio técnico, destacando as baterias como o coração das escolas de samba.

“É um momento para ajustarmos tudo que tem que ser feito. As baterias são quesitos que mais cresceram nos últimos anos, cada uma tem sua beleza, ritmo e peculiaridade, ritmos que trazem para a avenida. Nós, por exemplo, traremos instrumentos como sanfona, triângulo e atabaque este ano. Será uma apresentação legal”, disse ao Diário Corumbaense.

O experiente mestre-sala, Helinho Pão de Mel, de 82 anos, tenta passar tudo o que sabe para a porta-bandeira, Sthephanie Ribeiro. É a primeira vez que desfilam juntos. “Desfilo no carnaval desde os meus quatro anos de idade. Estou há seis anos na Major Gama como mestre-sala. Hoje, vou conduzir a minha parceira, passar confiança e vamos aprimorar a nossa apresentação”, disse.

Sthephanie Ribeiro também estreia como porta-bandeira.  “Não poderia ter melhor parceiro, então hoje, vamos ajustar os últimos detalhes para que possamos conduzir o pavilhão da nossa escola”, afirmou.  

A diretora-presidente da Fundação da Cultura, Wanessa Rodrigues, enfatizou a importância dos ensaios. “A população prestigia esse momento de ajustes para as escolas de samba e também fica na expectativa. Nós estamos cuidando da estrutura e a organização, então, também é importante para checarmos os detalhes para que as agremiações façam um belo desfile”, destacou.

Emoção e energia

Quem foi acompanhar a primeira noite do ensaio técnico, se acomodou nas arquibancadas e sentiu a emoção e energia dos integrantes de cada escola de samba. Algumas foram ovacionadas pelos foliões.

“É muita emoção poder ver tudo isso aqui. Carnaval de Corumbá não tem igual. A alegria desse povo contagia e poder acompanhar essas apresentações só nos deixa ansiosos para o dia que vale mesmo”, disse Karina Fernanda que estava com a família.

Curtindo também junto à família, Vania Assis, disse que o ensaio técnico é um pré-desfile. “Só de ver o que as escolas estão preparando já deixa todos nós arrepiados. É muito lindo ver cada apresentação. Se aqui já fico entusiasmada, imagina no dia do desfile mesmo”, falou.

No primeiro ensaio técnico passaram pela passarela do samba Unidos da Vila Mamona; A Pesada; Unidos da Major Gama; Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá

Neste domingo (23), fazem o ensaio técnico:

20h- Imperatriz Corumbaense

20h45- Estação Primeira do Pantanal

21h30- Império do Morro

22h15- Marquês de Sapucaí

23h- Mocidade Independente da Nova Corumbá

*Reportagem Diário Corumbaense

Sair da versão mobile