Dez partidos de Corumbá e dez vereadores da Câmara Municipal divulgaram uma carta de repúdio ao jornalista Farid Iunes, dono do semanário Correio de Corumbá, pela “atitude desrespeitosa, arbitrária e equivocada” em relação à forma como tratou a figura de um ilustre corumbaense já falecido, Miguel Gómez, pai do senador Delcídio do Amaral (PT/MS).
Em sua última edição, o Correio de Corumbá fez referências maldosas ao Sr. Miguel Gómez, “fato esse que nos entristeceu a todos e que não deveria ser o papel da imprensa”, conforme cita a nota. Na carta, os partidos e vereadores que a assinaram se solidarizam com o senador e sua família e e afirma que o triste episódio não pode ficar impune.
A carta de repúdio, que segue abaixo na íntegra, foi assinada pelos seguintes partidos: PRP, PTB, PP, PT do B, PMDB, PSC, PMN, PR, PV e PSB. (Informações Silvio Andrade)
CARTA DE REPÚDIO
Ao jornalista Farid Iunes
Nós, abaixo-assinados, vimos por meio desta manifestar o nosso veemente repúdio à atitude desrespeitosa, arbitrária e equivocada do jornalista Fari Iunes, diretor do jornal Correio de Corumbá, em relação à forma como tratou a figura de um ilustre corumbaense já falecido. Na edição 2540 do jornal que circula desde o último dia 24 de setembro em Corumbá, Farid Iunes fez referências maldosas ao Sr. Miguel Gómez, pai do senador da República, Delcídio Amaral Gómez. Fato esse que nos entristeceu a todos e que não deveria ser o papel da imprensa.
Estamos entristecidos e indignados. Milhares de pessoas dedicam sua vida à luta contra as discriminações e perseguições de qualquer natureza. E declarações como as que foram publicadas pelo jornalista Farid Iunes contra o Sr. Miguel Gómez envergonham a maioria da sociedade brasileira e demonstram que os interesses pessoais insistem em contaminar perigosamente, setores da imprensa corumbaense.
O triste episódio envolvendo o nome de um corumbaense que sequer está entre nós para se defender das acusações que recebeu, não pode ficar impune. Por isso, acreditamos que nós, homens e mulheres, devemos mostrar nossa indignação, não só pedindo punição para tal atitude, mas também propondo políticas de combate a estas práticas nocivas à sociedade. Queremos manifestar publicamente que defendemos sempre a liberdade de expressão e da imprensa, mas não podemos admitir que jornalistas transformem em armas, veículos de comunicação que poderiam estar prestando relevantes serviços à comunidade.
Reagimos porque acreditamos que podemos contribuir, questionando os métodos utilizados pelo senhor Farid Iunes para atingir seus adversários, sejam eles pessoais ou políticos. Não vamos concordar com acusações levianas, perigosas à imagem das pessoas de bem e que em nada contribuem com o desenvolvimento social de nosso povo.
Queremos também nos solidarizar com a família do senador Delcídio Amaral e manifestar nossa total indignação e reprovação pela forma como o jornalista Farid Iunes decidiu tratar a imagem do Sr. Miguel Gómez em seu semanário.
Corumbá, 27 de setembro de 2011
Por: Da Redação