A Câmara Municipal de Corumbá deu um passo importante rumo à sustentabilidade com a formalização de uma parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), por meio do Núcleo ESG-FIEMS (Ambiental, Social e Governança), realizada em novembro de 2023.
A proposta incluiu a criação de uma Agenda de Sustentabilidade e a implementação de uma série de ações ao longo de quase 1 ano, envolvendo tanto iniciativas internas quanto externas, vinculadas à Câmara Municipal.
O foco foi estimular boas práticas, como economia de recursos, gestão de resíduos, consumo consciente de energia, entre outras, alinhando o poder público com as necessidades e desafios ambientais da atualidade.
A assessora do Núcleo ESG da Fiems, Claudia Borges, destacou a importância dessa parceria. “Estamos muito felizes em ter colaborado com a Câmara Municipal de Corumbá. Essa colaboração é um exemplo de como a conscientização e a ação conjunta podem gerar transformações significativas para a comunidade e para o meio ambiente”. Afirmou.
O presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Ubiratan Canhete de Campos Filho, ressaltou a importância da iniciativa.
“Foi um ano de muito aprendizado e transformação. A parceria com o Núcleo ESG foi fundamental para a Câmara Municipal adotar práticas mais conscientes e responsáveis, tanto na gestão dos recursos internos quanto na promoção de ações em benefício da comunidade, fizemos uma reformulação no lado externo da Câmara, colocamos placas solares e tudo isso agradou a população e servidores que são de fato os mais beneficiados pela nossa nova forma de gerir e enxergar o que é mais sustentável. Em 2025, queremos dar continuidade a esse processo e ampliar ainda mais nossas iniciativas”, afirmou.
Para o vereador Elinho Jr., ao encerrar o ano de 2024, o Núcleo ESG da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e a Câmara Municipal de Corumbá celebram as importantes entregas da agenda de sustentabilidade implementadas ao longo dos últimos meses.
“Todo este trabalho prepara o terreno para outras ações que serão realizadas no próximo ano. O setor público precisa ser exemplo”, enfatizou.
Para o analista de Sustentabilidade no Núcleo ESG da Fiems, Pedro Henrique Franco, nesse projeto o Núcleo atuou em diversas frentes para promover a integração das práticas de sustentabilidade na gestão pública.
“Realizamos o levantamento de indicadores de sustentabilidade, selecionando dados alinhados às melhores práticas nacionais e internacionais, além de indicadores relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para entender o contexto local, conduzimos entrevistas estruturadas com servidores da Câmara, vereadores e representantes da população, coletando informações que complementaram a análise técnica e trouxeram uma perspectiva qualitativa essencial ao diagnóstico.”, reforçou Pedro.
Ainda de acordo com o analista, com base nesses dados, o Núcleo realizou uma análise detalhada dos indicadores, identificando lacunas e oportunidades de melhoria, o que resultou na elaboração de relatórios consolidados e acessíveis para a tomada de decisões estratégicas.
CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO
Uma das primeiras grandes entregas foi a capacitação dos servidores da Câmara Municipal de Corumbá sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os cursos, realizados ainda no primeiro semestre de 2024, trouxeram conhecimentos aprofundados sobre as ações que cada um pode adotar no seu ambiente de trabalho e na vida cotidiana para contribuir com a sustentabilidade. Todos os participantes receberam certificados, reforçando o compromisso com a formação e o desenvolvimento contínuo.
ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS
Outro marco importante da parceria foi a implementação do sistema de geração de energia fotovoltaica na Câmara Municipal de Corumbá, ação que entrou em operação ao longo de 2024. Com isso, a Câmara passou a utilizar uma fonte de energia limpa, reduzindo significativamente o consumo de eletricidade da rede pública e gerando um impacto ambiental positivo. Essa iniciativa demonstra o compromisso do legislativo em adotar tecnologias verdes, contribuindo para a redução das emissões de carbono e promovendo uma economia de recursos.
Também foi elaborado o Inventário de Gás Efeito Estufa (GEE) para a Câmara, levantando suas emissões contabilizando escopo 1 e 2.
CARTILHA DE SUSTENTABILIDADE
A parceria também envolveu a criação de uma Cartilha com boas práticas de consumo e conscientizar para a ação. O material está disponível no site da Câmara (Câmara Municipal de Corumbá) e que, em 2025, será impressa e devem ser distribuídas nas escolas e para o público em geral.
AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO
O encerramento de 2024 representa um marco significativo no processo de transformação da Câmara Municipal de Corumbá, que, com o apoio do Núcleo ESG da Fiems, conseguiu dar passos largos rumo a uma gestão pública mais responsável e sustentável.
O trabalho foi um passo importante para alinhar a gestão da Câmara de Corumbá às exigências atuais de sustentabilidade, fortalecendo o compromisso com a governança responsável e o desenvolvimento local sustentável. (Com informações do Núcleo ESG da Fiems)
*Assessoria de Comunicação da Câmara